Notícias
NOTA DE PESAR
Dathi presta solidariedade a amigos e familiares de Chico do Paraná
A notícia do falecimento de Francisco Carlos dos Santos Colares – conhecido entre amigos e militantes das ações de HIV e aids como Chico do Paraná –, que ocorreu este final de semana no Sul do Brasil, foi recebida com muita tristeza e pesar pela equipe do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi). O enfermeiro foi coordenador do Programa de HIV/Aids do Estado do Paraná por muitos anos e deixou sua marca de solidariedade, compromisso e competência técnica na função de coordenação.
Sua militância no campo da gestão programática da resposta local ao HIV/aids trouxe inúmeras inovações para o Sistema Único de Saúde (SUS), colocando o Paraná entre os estados pioneiros em inovação no campo da prevenção. Foi ali que nasceu o projeto “Protagonismo Juvenil”, que tem por objetivo formar jovens multiplicadores nas ações de HIV/aids e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) – e onde foi colocado em prática o autoteste com o projeto “A Hora é Agora”, uma parceria entre os programas estadual e municipal, as organizações comunitárias de base e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
A equipe do Dathi se solidariza com amigos e familiares e segue com as lembranças da atuação e do jeito de ser do Chico: uma pessoa amável, carinhosa e de um humor sagaz, que alertava a todos sempre que ocorriam equívocos. Ele não era de interpelar os pares; preferia sempre seguir o caminho do afável, da cortesia, como um cuidador que aprendeu a cuidar, na prática diária, da dor dos outros. Seus ensinamentos e atitudes de solidariedade às pessoas que vivem com HIV e/ou aids serão mantidos.