Notícias
NOTA DE PESAR
Nota de pesar: Douglas Silva
A Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), por meio do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissivel (Dathi), lamenta o falecimento precoce de Douglas Silva, ativista da resposta à aids no Brasil.
Por muitos anos, Douglas integrou a Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/aids e foi coordenador da Associação Fênix, em Curitiba. Destacou-se como ativista pelos direitos humanos, pelo acesso universal ao tratamento e por um sistema de saúde pleno, democrático e participativo.
A militância de Douglas foi muito além da luta pela saúde, pois ele foi e sempre será referência política para jovens, sobretudo os jovens gays, negros e pobres do país.
Douglas foi um ativista incansável contra as arbitrariedades políticas, a violência do estigma e do preconceito e contra as injustiças sociais. Desde cedo, enfrentou os desafios de viver com HIV/aids, após infecção por meio da transmissão vertical.
Com adolescência e toda sua trajetória marcadas pela busca constante pela vontade de viver, Douglas fez da luta pela vida sua principal bandeira, colorida e alegre como eram seu sorriso e sua dedicação para com seus pares.
Douglas estará sempre presente em nossas vidas por nos ter ensinado a olhar a solidariedade e o reconhecimento como valores necessários à democracia.
Nossos sentimentos à família, aos amigos e ao movimento de jovens vivendo com HIV/aids.
Douglas faleceu, aos 32 anos, na quinta-feira (30/03), em Curitiba.
Dathi/SVSA