Notícias
MS realiza Seminário de qualificação do cuidado das pessoas vivendo com HIV
A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI), realizou nesta segunda-feira (30), na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), em Brasília, a abertura do seminário de qualificação do cuidado das pessoas vivendo com HIV (PVHIV) com doença avançada/ aids.
O objetivo do encontro é fornecer recomendações para qualificar o cuidado das pessoas vivendo com HIV que apresentam doença avançada/aids, a partir da oferta de um pacote de cuidado destinado a reduzir a morbimortalidade associada ao HIV, com ênfase no acesso ao tratamento e profilaxia para infecções oportunistas importantes em tempo oportuno.
Durante a abertura do evento, Gerson Pereira, diretor do DCCI, explicou que a evolução da terapia antirretroviral ao longo dos anos proporcionou uma importante queda na mortalidade por aids, redução da morbidade e aumento da expectativa de vida entre as PVHIV. “Temos todo um arsenal de diagnóstico para tratamento destes pacientes. Isso faz com que a gente possa vislumbrar um mínimo de mortes possível“, afirmou.
Ana Cristina, coordenadora-geral de HIV/aids e hepatites virais do Ministério da Saúde, enfatizou que a ideia do seminário é construir, em conjunto com os profissionais de saúde, os passos para que se possa melhorar o diagnóstico dos pacientes, fazendo com que essa análise seja mais precoce e que estas pessoas sejam diagnosticadas em tempo hábil, reduzindo assim, a mortalidade das PVHIV.
Participaram da mesa de abertura do evento: Gerson Pereira, diretor do DCCI; Socorro Gross, representante da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS/OMS); a chefe de gabinete da Secretaria de Atenção Primária a Saúde do Ministério da Saúde, Simone Costa; e a coordenadora de aids e Hepatites Virais do DCCI/Ministério da Saúde, Ana Cristina Ferreira.
Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis