Notícias
NOTA DE PESAR
Mensagem de pesar, professor Bodo
É com pesar que comunicamos o falecimento do professor doutor Bodo Wanke, ocorrido nesta quinta-feira, 22, no Rio de Janeiro, vítima da COVID-19. Ícone da Micologia Médica no Brasil, Wanke foi pesquisador titular do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) e coordenador do Laboratório Micologia do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (Fiocruz), referência nacional para Micoses Sistêmicas da Rede de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB/SVS/MS). Membro Honorário da Academia Nacional de Medicina, desenvolveu pesquisas de relevância nacional e internacional. Recentemente, recebeu o título de Pesquisador Emérito da Fiocruz.
Desde 2002, prestava relevante colaboração para a Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, por meio da organização da rede diagnóstica para as micoses sistêmicas, da capacitação de profissionais no manejo clínico e epidemiológico das micoses e de técnicos dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen). Participou ativamente de investigação de surtos, juntamente com técnicos e alunos do Episus.
Atualmente, o doutor Bodo integrava o Grupo Técnico Assessor para o GT Micoses Sistêmicas/CGDR/DCCI, onde exercia com maestria o papel de colaborador, pesquisador, mestre e amigo.
Manifestamos nossa solidariedade aos familiares e amigos neste momento de tão grande perda.
CGDR/DCCI/SVS/MS