Indicadores
Indicadores: respostas de padrão esperado
Em sua versão atual, o questionário apresenta 77 questões, das quais 18 descrevem características dos serviços (tipologia, porte, equipe e infraestrutura instalada) e 59 contêm as 108 respostas de padrão esperado (indicadores), agrupadas segundo cinco domínios:
- Acesso e prontidão (11 indicadores): estrutura física do serviço; atendimento a populações em situações de maior vulnerabilidade social; oferta de teste para HIV; modo de realização de profilaxia pós-exposição (PEP); acesso à profilaxia pré-exposição (PrEP); primeira dispensação de PrEP; primeiro atendimento à pessoa vivendo com HIV e/ou aids; acesso à terapia antirretroviral (Tarv); atendimento “extra” (não agendado).
- Cuidado médico (25 indicadores): duração da consulta médica para casos novos e casos de retorno de pessoas com HIV; intervalo entre consultas médicas no início ou na troca de Tarv; formas de marcação de horário de consulta médica; atividades da consulta médica de pessoas vivendo com HIV e demais atividades realizadas pelo médico; monitoramento da carga viral; carga viral indetectável; sigilo diagnóstico; diagnóstico e tratamento preventivo da tuberculose em pessoas vivendo com HIV; tratamento da coinfecção HIV e tuberculose ou hepatites; intervalo entre consultas médicas no início do tratamento de tuberculose.
- Cuidado multiprofissional (26 indicadores): identificação de pessoas com sintomas respiratórios; projeto terapêutico singular (PTS); atividades específicas do técnico de enfermagem, enfermeiro, psicólogo, assistente social e farmacêutico; condutas para usuários com dificuldade no uso da medicação; busca de usuários faltosos ao seguimento (Tarv, PrEP ou tratamento de TB-HIV); biossegurança; uso de máscara por profissionais.
- Comunicação com usuários, população, rede de saúde, sociedade civil e público geral (17 indicadores): informações disponibilizadas on-line pelo serviço ao público; meios de divulgação sobre PEP e PrEP; meios de comunicação disponibilizados a usuários; trabalho em rede (integração com serviços da rede local de atenção à saúde e com serviços da Rede de Atenção Psicossocial); intersetorialidade e interação serviço-comunidade; estigma e discriminação (encaminhamento e acolhimento de reclamações); mecanismos de encaminhamento de reclamações; participação institucional de usuários.
- Gerência e monitoramento da qualidade da assistência prestada (29 indicadores): avaliação da adesão à PrEP; atividades gerenciais realizadas pelo técnico de enfermagem e pelo enfermeiro; organização da espera de atendimento para pessoas coinfectadas TB-HIV ou em investigação de TB; monitoramento da adesão à Tarv e ao tratamento de TB; condutas para usuários faltosos ao seguimento (Tarv, PrEP ou tratamento de TB-HIV); registros nos sistemas de informação; abordagem sobre estigma e discriminação; atividades de suporte, apoio técnico e/ou capacitações aos profissionais; ações e atividades desenvolvidas pelo responsável técnico pela equipe de atenção em HIV; reuniões de equipe; controle e melhoria da qualidade da assistência e do desempenho do serviço; monitoramento de pessoas vivendo com HIV no Sistema de Monitoramento Clínico das Pessoas Vivendo com HIV e/ou aids (Simc); utilização do Simc para subsidiar a avaliação e a reprogramação periódica das atividades de atenção em HIV; dados utilizados para o cálculo dos indicadores de qualidade e desempenho do serviço.
Para mais informações sobre o desenvolvimento e a construção dos indicadores, acesse: https://equipequaliaids.wixsite.com/qualiaids