Projeto MMQ - Qualiaids
O Projeto “Implementação de política de monitoramento e melhoria da qualidade dos serviços do Sistema Único de Saúde que prestam assistência ambulatorial a pessoas vivendo com HIV e/ou aids” (MMQ – Qualiaids) tem por objetivo desenvolver diretrizes e metas para estimular práticas e intervenções voltadas à melhoria da qualidade dos serviços do Sistema Único de Saúde – SUS que atendem pessoas vivendo com HIV e/ou aids em todo o Brasil. Para tanto, busca-se o engajamento de profissionais de saúde, responsáveis técnicos, usuários e gestores locais da atenção em HIV em atividades de discussão e oficinas de trabalho focadas na proposição de diretrizes, metas e práticas para a melhoria da qualidade da assistência.
Base das atividades do projeto
Avaliação da situação atual da qualidade da assistência em HIV e aids a partir das respostas dos serviços de todo o Brasil ao Questionário Qualiaids 2023-2024, metodologia validada em inquéritos anteriores e atualizada para o 5º inquérito nacional.
Desenvolvimento
1) Condução do inquérito de qualidade, análise e divulgação dos resultados.
2) Oficinas regionalizadas sobre práticas e intervenções para melhoria da qualidade.
3) Estabelecimento participativo de diretrizes e metas para a qualidade da organização da assistência e a disseminação de material educativo sobre a condução de intervenções voltadas à melhoria da qualidade.
Avaliação Qualiaids
A avaliação se baseia nas respostas dos serviços de tratamento do HIV do SUS ao Questionário Qualiaids. O questionário é composto por 77 questões de múltipla escolha, que abordam os processos de assistência dirigidos ao usuário e de gerenciamento técnico da assistência voltados ao conjunto dos usuários.
- Pontuação: 59 questões são pontuadas na avaliação. As questões contêm alternativas que descrevem processos de padrão esperado de qualidade. Cada resposta positiva a uma alternativa de padrão esperado corresponde a 1 ponto (resposta de padrão esperado). A avaliação final é dada pela porcentagem de respostas de padrão esperado alcançada pelo serviço (0 a 100%).
- Questões descritivas: além das questões pontuadas, o questionário inclui 18 perguntas sobre as características do serviço (tipologia, porte, equipe e infraestrutura).
O Questionário Qualiaids deve ser respondido pelo responsável técnico da equipe de assistência em HIV do serviço de saúde, com a participação dos profissionais da equipe técnica local.
É dirigido a todos os tipos de serviços ambulatoriais que tratam pessoas vivendo com HIV e/ou aids adultas, tais como unidades básicas de saúde, serviços especializados, clínicas de várias especialidades, ambulatórios de hospital etc.
A participação do serviço é voluntária e a resposta ao questionário não implica nenhuma forma de prêmio ou de demérito.
Para mais informações sobre a avaliação Qualiaids, acesse:
Guia Rápido de Recomendações do Questionário Qualiaids
Acompanha o questionário o Guia Rápido de Recomendações do Questionário Qualiaids, que contém orientações sobre cada um dos indicadores avaliados.
As recomendações se baseiam no processo de construção e validação dos indicadores, composto por: análise dos resultados obtidos pelos quatro inquéritos nacionais do Qualiaids (2002, 2007, 2010 e 2017), atualização e validação por especialistas, profissionais e usuários, além de documentos normativos do SUS que se encontram listados no final do guia.
Histórico e Desenvolvimento
O questionário Qualiaids foi desenvolvido e validado em 2000 pela Equipe de Pesquisa Qualiaids, com o apoio do Ministério da Saúde. A equipe, coordenada pela Professora Maria Ines Battistella Nemes, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP, é formada por professores e pesquisadores de diversas universidades brasileiras e por técnicos de programas de HIV e aids.
A construção e a validação do questionário envolveram revisão da literatura e das normas programáticas, grupos focais e consenso com profissionais, gestores e usuários, além de teste-piloto em amostras aleatórias de serviços.
O questionário foi respondido nacionalmente em 2002, 2007, 2010, 2017 e 2024, com altas taxas de participação dos serviços. As diferentes versões passaram por atualizações e inclusões de novos temas relevantes.
Estrutura e Coordenação
O projeto MMQ – Qualiaids é uma iniciativa conjunta entre a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e o Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde (Dathi/MS), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), processo no 2023/08543-5.
Para mais informações ou dúvidas, entre em contato pelo e-mail qualiaids@gmail.com ou secretaria.cghiv@aids.gov.br.