Diagnóstico
O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue venoso ou digital (ponta do dedo), para realização de testes rápidos ou laboratoriais que detectam os anticorpos contra o HIV.
Com os testes rápidos é possível obter um resultado em cerca de 30 minutos. Esses testes são realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). Também é possível saber onde fazer o teste pelo Disque Saúde (136). Saiba mais sobre testes rápidos aqui.
Além disso, autotestes de HIV também são ofertados gratuitamente pelo SUS para que as pessoas possam se testar quando e onde quiserem. Saiba mais sobre autotestes de HIV aqui.
O Ministério da Saúde mantém, em parceria com as Unidades da Federação, a Rede Nacional de Laboratórios/Serviços de Saúde para a Quantificação da Carga Viral do HIV e Contagem de Linfócitos TCD4+ no Sistema Único de Saúde (SUS), com a finalidade de ofertar os exames para diagnóstico e monitoramento das pessoas vivendo com HIV e aids em todo o Brasil. O Ministério da Saúde promove a contratação de prestação de serviços e aquisição de insumos, bem como monitora as Redes de Laboratórios/Serviços de Saúde que executam os testes, a fim de garantir a qualidade dos exames ofertados no âmbito do SUS.
O Ministério da Saúde também atua na contratação de prestação de serviço de testagem para os exames de Genotipagem do HIV, Detecção do DNA pro-viral do HIV-1 e Diagnóstico da Infecção pelo HIV-2, bem como estabelece parceria com instituições públicas para realização dos exames de Tipificação do Alelo HLA-B*5701. O Ministério da Saúde atua na gestão dos serviços laboratoriais centralizados, de modo a assegurar a oferta dos serviços nas 27 UF do Brasil, garantir a agilidade na realização dos exames e o acesso aos resultados nos sistemas de informação do Ministério da Saúde.
O documento intitulado “Manual da Rede Nacional de Laboratórios/Serviços de Saúde de Carga Viral do HIV/HBV/HCV, Detecção de Clamídia/Gonococo e Contagem de Linfócitos T-CD4+” foi construído com a finalidade de apoiar a gestão local e os profissionais executores da Rede. O documento intitulado “Orientações para apoio à gestão dos testes laboratoriais para IST ofertados pelo Ministério da Saúde” tem como objetivo apoiar a gestão das Redes de Laboratórios/Serviços de Saúde (Carga Viral do HIV e Contagem de Linfócitos T-CD4+), dos exames ofertados no modelo de prestação de serviço de testagem (Genotipagem do HIV, Detecção do DNA pro-viral do HIV-1, Diagnóstico da Infecção pelo HIV-2) e dos exames ofertados em parceria com instituições públicas (Tipificação do Alelo HLA-B*5701). Ambos documentos apresentam as principais atividades desenvolvidas, os sistemas utilizados, os documentos de referência e os papéis e responsabilidades dos atores envolvidos.