Situação epidemiológica
Características epidemiológicas
O Brasil ocupa a segunda posição no mundo entre os países que reportam casos novos. A doença tem registro de casos novos em todas as Unidades Federadas do Brasil, mas exibe uma distribuição heterogênea no país, com concentrações elevadas nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Embora a taxa de detecção tenha apresentado um comportamento de queda ao longo da última década, ainda é considerada um desafio para saúde pública. Sua alta endemicidade compromete a interrupção da cadeia de transmissão, tornando-se imprescindível a incorporação de ações estratégicas que visem garantir o atendimento integral às pessoas acometidas pela doença.
Alguns fatores se associam a um maior risco e aumento da ocorrência da doença em determinadas localidades, entre eles, destaca-se piores condições de moradia, baixa renda, baixa escolaridade, problemas nos serviços de saúde e questões intrínsecas da pessoa, tais como a genética e o sistema imune.
A procura dos casos de hanseníase deve se dar por meio da assistência prestada à população geral nas unidades de saúde dos municípios brasileiros, bem como pela investigação dos contatos domiciliares e sociais dos casos diagnosticados, conforme recomendações das diretrizes nacionais.
Para mais informações, consulte as “Diretrizes para vigilância, atenção e eliminação da hanseníase como problema de saúde pública”, do Ministério da Saúde.
O entendimento da dinâmica da hanseníase no território, assim como sua epidemiologia, é fundamental para traçar ações de enfrentamento.
Situação epidemiológica da hanseníase
O Ministério da Saúde disponibiliza um painel de indicadores e dados básicos hanseníase para o conjunto dos municípios brasileiros. A série de painéis apresenta a distribuição municipal dos principais indicadores epidemiológicos e operacionais, visando a maior qualidade e tempestividade das tomadas de decisão realizadas por diferentes instâncias de gestão.
Anexos
Anexo 1 - Números e Taxas de prevalência, detecção geral e em menores de 15 anos de Hanseníase por Região, Brasil *2021
Anexo 2 - Indicadores epidemiológicos e operacionais de hanseníase Brasil 2001 - 2021
Anexo 3 - Indicadores epidemiológicos e operacionais de hanseníase, estados e regiões, Brasil, 2021
Anexo 4 - Casos novos de hanseníase em menores de 15 anos Estados e regiões, Brasil, 1994 a 2021
Anexo 6 - Casos novos de hanseníase por estados e regiões Brasil, 1990 a 2021