Super Sapiens
O Sapiens, o Sistema de Inteligência Jurídica da AGU, chega a uma nova etapa, com o lançamento do Super Sapiens, que traz avanços significativos no processo de triagem, distribuição e produção de documentos jurídicos. São mais de 100 mil usuários internos e externos que passam a contar com ferramentas de última geração para produzir mais e melhor.
Mudanças no acesso ao Super Sapiens
A partir do próximo dia 1º de fevereiro de 2023, os usuários do Super Sapiens só poderão acessar o sistema de duas formas distintas: ou através do e-mail e senha da Rede AGU, ou por meio da conta “Gov.BR”, do Governo Federal (perfil ao menos prata).
A adoção do novo protocolo de acesso aplica-se a todos os usuários internos do sistema.
Cadastro no Gov.BR
Para aqueles que não possuem cadastro no Gov.BR, deverão ser adotados os seguintes procedimentos:
- Acessar a tela inicial do Super Sapiens, em: https://supersapiens.agu.gov.br/;
- Em seguida, clicar em “Entrar com gov.br”;
- Para efetuar o registro, clicar em “Crie sua conta gov.br” (também poderá ser exibida a opção de inserir o CPF para criar ou acessar a conta);
- O usuário deverá selecionar uma das opções de cadastro (mediante validação facial, bancos credenciados, número do CPF, certificado digital etc.);
- Como o sistema exige o nível de conta “prata”, poderão ser necessárias confirmações adicionais, exemplificadas no link: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/conta-gov-br/saiba-mais-sobre-os-niveis-da-conta-govbr;
- Caso haja dúvidas, acessar https://www.gov.br/governodigital/pt-br/conta-gov-br/conta-gov-br/.
O Super Sapiens
Um dos principais avanços do Super Sapiens é sua nova e moderna interface, que facilita o controle de demandas, a pesquisa e a obtenção das informações. Criada de acordo com os conceitos de Material Design do Google, essa interface foi construída com base na experiência do usuário, é intuitiva e focada na simplicidade.
A lógica é muito parecida com os leitores de e-mail, mas em vez de receber e-mails, o usuário recebe tarefas. A partir daí, é possível agrupá-las e fazer as movimentações em bloco, de acordo com a semelhança das demandas. Também é possível criar pastas, arrastar, soltar e filtrar os processos.
Além da nova interface focada na simplicidade, o Super Sapiens possui total suporte para utilização em smartphones, tablets, notebooks e desktops com duas telas, e é compatível com todos os sistemas operacionais, inclusive iOS e Android.
Praticidade
O Super Sapiens também oferece mais praticidade ao permitir que a assinatura dos documentos seja feita por simples registro de usuário e senha. Com isso, é possível receber as tarefas, lançar atividades e, em alguns casos, fazer o peticionamento eletrônico junto ao Poder Judiciário sem a necessidade do uso do token. O certificado em nuvem possibilita, ainda, que a assinatura digital seja feita utilizando o próprio smartphone, inclusive através de biometria.
A velocidade é outro diferencial do Super Sapiens. Ele é 70% mais rápido do que a versão anterior. Suas listas de carregamento infinito permitem um fluxo contínuo de operações, sem muitas telas ou idas e vindas para executar as tarefas, simplificando o trabalho dos usuários.
O Super Sapiens reúne diferentes soluções de inteligência artificial, trazendo novos algoritmos de compreensão da linguagem que vão melhorar a qualidade das sugestões feitas pelo sistema. Um exemplo é a geração automática de subsídios para a defesa judicial. Além disso, por meio de etiquetas inteligentes, o Super Sapiens permite que os usuários cadastrem regras para que o sistema etiquete automaticamente suas tarefas e defina as ações para automatizar o trabalho, contribuindo para o aperfeiçoamento do processo de triagem.
Integração
Focado na integração com os sistemas informatizados do Poder Judiciário e do Poder Executivo, o Super Sapiens é fruto de uma construção coletiva que conta com o envolvimento de colaboradores dos mais diferentes órgãos da AGU. A evolução do sistema levou em conta também inúmeras demandas recebidas dos próprios usuários.
A implantação do Super Sapiens está, ainda, alinhada aos objetivos estratégicos do novo ciclo do Planejamento Estratégico da AGU, que envolvem o desenvolvimento de competências com foco no desempenho institucional, o fomento à transformação digital e o fortalecimento da Governança e da Inovação.
Clique aqui para obter mais informações sobre a plataforma e sua implantação na AGU.