O Plano de Gestão Anual (PGA) representa a espinha dorsal da estratégia de uma organização para os próximos doze meses. É mais do que um simples documento, é um roteiro detalhado que define as metas, objetivos e iniciativas orientando as atividades no período. O PGA é essencial para garantir a permanência no caminho certo, enquanto enfrenta desafios, aproveita oportunidades e busca o crescimento contínuo.
O entendimento quanto ao ambiente onde a AGU está inserida é fundamental, dessa forma, a análise do ambiente no PGA incluiu uma avaliação dos fatores internos e externos que poderiam influenciar o desempenho da instituição. Essa avaliação foi realizada na etapa de elaboração do Planejamento Estratégico para o ciclo de 2024-2027, envolvendo Pesquisa de percepção interna, Análise do ambiente interno, Análise de partes interessadas e a Análise prospectiva.
Com base na análise do ambiente, foram estabelecidas as metas e objetivos que refletem o propósito e visão da AGU, direcionando as atividades futuras, juntamente com seus indicadores para o acompanhamento e monitoramento durante o ciclo apresentado.
Partindo da definição das metas e objetivos, passou-se ao desenvolvimento das estratégias para seu alcance, envolvendo a identificação e priorização das iniciativas e projetos específicos que apoiarão as metas estabelecidas, de forma flexíveis o suficiente para se acompanhar e adaptar-se às mudanças no ambiente externo, mantendo-se focadas no alcance dos objetivos estabelecidos.
Dessa forma, o Plano de Gestão Anual passa a ser denominado PGA 2024/2025 e está compreendido entre o período de abril de 2024 a março de 2025.
O Plano de Gestão Anual (PGA) tem como finalidade integrar as metas associadas a cada indicador, juntamente com as iniciativas estratégicas propostas pelos órgãos, em um programa de monitoramento trimestral. Assim, ao término de cada ciclo anual, os resultados obtidos serão revisados e um novo plano será elaborado, visando realizar as devidas revisões e o planejamento de novas iniciativas necessárias para alcançar os objetivos estratégicos da AGU.
No cenário dinâmico de atuação da AGU, onde a inovação e a adaptação rápida são cruciais, os Objetivos e Resultados Chave (OKRs) emergem como uma ferramenta essencial para acelerar iniciativas com potencial transformador. Os OKRs fornecem uma estrutura ágil e focada, permitindo a definição de objetivos ambiciosos e mensuráveis, com desdobramento desses objetivos em resultados tangíveis e acionáveis. A proposta para o novo ciclo do Planejamento Estratégico é utilizar os OKRs com intuito de estimular a colaboração e a concentração de esforços nas iniciativas estratégicas de maior impacto para a AGU. Assim, anualmente, no processo de elaboração do PGA, as principais iniciativas elencadas terão OKRs estabelecidos de forma a dar maior visibilidade e priorização dos esforços na execução.
O monitoramento do PGA é um processo contínuo e sistemático que envolve acompanhar e avaliar o progresso em relação às metas, objetivos e iniciativas definidas no plano. O PGA será monitorado trimestralmente nas Reuniões de Avaliação da Estratégia – RAE, momento no qual os resultados serão apresentados por cada órgão e avaliados pelas lideranças da AGU. As metas dos indicadores serão revisadas e publicadas anualmente por meio de Resolução do Comitê de Governança da AGU. O acompanhamento dos OKRs é fundamental para garantir o progresso em direção aos objetivos estratégicos de forma eficaz.