Notícias
Capacitação
Parceria entre AGU e FGV, Mestrado Profissional em Administração Pública tem aula de abertura
Imagem: freepik
A aula de abertura da 2ª turma do Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP), resultado de uma parceria entre a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), foi realizada nesta segunda-feira (20).
O MAP faz parte do AGU Pessoas, programa da Secretaria-Geral de Administração da AGU. O objetivo do curso é proporcionar conhecimento, por meio da pesquisa e da capacitação, para subsidiar a AGU e outros órgãos da administração pública na adoção de um modelo de gestão inovador, focado na valorização das pessoas, independentemente da carreira. O programa está dividido nos eixos sustentabilidade, qualidade de vida, equidade e solidariedade técnica.
A 2ª turma do MAP é composta por alunos da AGU, Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), dos Ministérios da Economia e das Comunicações e do Banco do Brasil. A primeira aula foi ministrada pelo professor da FGV Francisco Gaetani, que elogiou as iniciativas de especializações profissionais na instituição. “A AGU está em processo de transformação, profissionalização e adaptação aos tempos atuais e isso é muito importante para o país. Esta parceria é uma honra para a FGV. O programa de mestrado profissionalizante é um dos cursos mais importantes da fundação, aplicado e orientado para o que os profissionais de governo precisam”, explicou.
O Advogado-Geral da União, Bruno Bianco Leal, e a Secretária-Geral de Administração da AGU, Iêda Cagni, participaram da aula de abertura. Bruno Bianco Leal destacou a importância do projeto de aprimoramento profissional. “Esse mestrado é um investimento no capital humano, pois a qualificação é um ponto fulcral na nossa casa e por isso estamos aperfeiçoando os convênios e as oportunidades. Quanto mais eu puder investir em qualificação, certamente o farei”, disse.
O Advogado-Geral da União também observou que o estudo nos proporciona sair da zona de conforto. “Quanto mais você se especializa, mais consegue crescer na carreira, separar o joio do trigo e alcançar discernimento para questões mais complexas. A escolha pela qualificação é espetacular”, acrescentou.
Já Iêda Cagni explicou que as capacitações são voltadas para o desenvolvimento dos servidores e a consequente melhoria e assertividade dos serviços prestados. “Esse curso é a realização de um sonho e uma experiência muito rica. É um mestrado para a alta gestão e espero que seja um diferencial tanto na carreira de cada aluno, quanto na administração pública, que contará com profissionais ainda mais preparados e atualizados”.
A Secretária adiantou que será aberta a terceira turma do MAP em novembro deste ano e que a AGU pretende ampliar ainda mais a oferta de vagas. “Iremos trabalhar para conseguir mais turmas no ano que vem. É gratificante imaginar que mais pessoas poderão ter essa grande oportunidade”, disse.
O Curso
O MAP tem duração máxima de 22 meses, incluindo defesa pública do trabalho final. O currículo é composto por quatro disciplinas obrigatórias, uma de orientação/intervenção científico-tecnológica, além de sete disciplinas eletivas, cada uma com 30 horas-aula. O curso terá um total de 525 horas-aula, sendo 360 horas voltadas para a conclusão da grade disciplinar e 165 horas voltadas para orientação, redação do projeto e versão preliminar para defesa do trabalho final.
Em função da pandemia, as aulas serão oferecidas preferencialmente na modalidade on-line, em trimestres letivos, mas cada um será composto por duas semanas intensivas de aulas, com duração total de 12 semanas, incluindo o período de avaliações finais.
A.S.T.