Notícias
GESTÃO PÚBLICA
Messias inaugura nova sede da Procuradoria Federal no ES
Foto: Renato Menezes/AscomAGU
O advogado-geral da União, Jorge Messias, inaugurou nesta sexta-feira (22/11) as novas instalações da Procuradoria Federal do Estado do Espírito Santo (PF/ES). Localizada no 7º andar do edifício-sede do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, em Vitória, a nova sede da PF/ES garante uma economia anual de mais de R$ 800 mil aos cofres públicos, já que o órgão ocupava um imóvel alugado em outra região da cidade.
A mudança faz parte do Programa Instalações Eficientes e Sustentáveis da AGU, criado para adequar os espaços às necessidades dos órgãos e unidades e possibilitar a melhoria das condições de trabalho e a otimização de recursos. A partir de agora, a Procuradoria Federal no Espírito Santo passa a compartilhar o mesmo prédio com a Procuradoria da União (PU/ES), a Consultoria Jurídica da União (CJU/ES) e a Unidade Estadual de Administração.
Durante a cerimônia de inauguração, o advogado-geral da União destacou a importância da integração entre os diferentes órgãos da AGU no estado e ressaltou o compromisso da instituição com uma gestão eficiente. “Com a vinda da Procuradoria Federal para este prédio, conseguimos promover o espírito efetivo de integração que estamos buscando para nossa casa”, comentou. “A integração potencializa a eficiência administrativa e propicia a colaboração e harmonia entre as diferentes áreas da AGU.”
Jorge Messias ressaltou que se trata de um edifício sustentável e projetado para atender às demandas atuais e futuras da AGU. “A mudança representa uma redução de 40% nos gastos atuais de ocupação e reflete nosso compromisso com a gestão eficiente dos recursos públicos, permitindo que os valores economizados sejam direcionados para outras prioridades estratégicas”, afirmou.
Sustentável e racional
A nova sede da PF/ES está instalada em uma área de 1,5 mil metros quadrados que foi totalmente adaptada para receber os novos inquilinos. Contará com a prestação de serviços de manutenção predial, estacionamento para membros e servidores, acessibilidade, espaço coworking com Sala 360º - iniciativa que faz parte do TransformaGov -, além de áreas de escritório, atendendo a normas legais do serviço público. O prédio também dispõe de instalações hidráulicas e elétricas sustentáveis, ar-condicionado central e coleta seletiva solidária.
Além das unidades da AGU, o edifício-sede do MGI no Espírito Santo abriga outros órgãos federais, como a Agência Brasileira de Inteligência, a Controladoria-Geral da União, a Receita Federal do Brasil, a Superintendência do Patrimônio da União, a Superintendência Regional do Trabalho e o Serviço Federal de Processamento de Dados. Inaugurado em 1952, é um edifício histórico localizado no centro da capital capixaba, que passou por uma ampla reforma antes de receber os órgãos públicos.
A utilização do mesmo prédio por diferentes órgãos públicos possibilita a racionalização de custos, bem como a redução do número de contratos de serviços administrativos, a partir do compartilhamento dos serviços contratados pelo órgão gestor do edifício e rateio das despesas entre os órgãos ocupantes.
Messias enfatizou que a AGU tem priorizado a agenda da sustentabilidade. “No âmbito interno, o foco na sustentabilidade se traduziu em uma pluralidade de iniciativas ao longo de 2024. Além da mudança para novas sedes – não apenas aqui em Vitória, mas também em outras capitais, como Salvador, Recife e Belo Horizonte –, lançamos ações importantes, como a nossa nova Política de Sustentabilidade e, mais recentemente, o Programa AGU Sem Assédio e Sem Discriminação”, ressaltou.
Solenidade
Durante a solenidade de inauguração, a procuradora-chefe da PF/ES, Telma Sueli Feitosa de Freitas, afirmou que a nova sede do órgão representa uma conquista para todos os membros e servidores. “Estamos em um prédio federal que possibilita a integração das unidades da AGU no Espírito Santo, unidades onde podemos desenvolver nossas atividades em harmonia, com espaços compartilhados e sustentáveis”, comemorou.
Na avaliação da procuradora-geral Federal, Adriana Venturini, a AGU tem conseguido otimizar o gasto público a partir de iniciativas como esta. “Essa iniciativa mostra a integração de todas as carreiras, e que podemos ter uma qualidade melhor com menor custo. É isso o que desejamos para o Estado brasileiro e é isso o que estamos vendo em nossa instituição graças à atual gestão”, disse.
A secretária-geral de Consultoria, Clarice Calixto, lembrou que os membros mais antigos da AGU ainda se recordam que no passado as instalações da instituição já foram muito inadequadas. “Hoje, os novos colegas estão chegando em uma instituição que oferece bons espaços para o exercício de suas funções, sem ostentação, sem desperdício de dinheiro público, mas espaços que oferecem cada vez mais condições de integração e harmonia para trabalhar”, salientou.
Também estiveram presentes a secretária-geral de Administração, Elisa Monteiro Malafaia, a procuradora regional Federal da 2ª Região, Luciana Bahia Iorio Ribeiro, d procuradora-chefe da PF/ES, Telma Sueli Feitosa de Freitas, o procurador-chefe da União, Diego Carvalho Marins, o consultor jurídico da União, Luís Eduardo Nogueira Moreira, e o superintendente Regional de Administração da 2ª Região, Hermington Chianca, entre outras autoridades, além de membros e servidores da AGU.
Assessoria Especial de Comunicação Social da AGU