Notícias
SEGURANÇA
Justiça determina que ex-policial devolva à União indenização paga a família de vítima
- Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Um ex-policial rodoviário federal foi sentenciado pela Justiça a ressarcir os valores pagos pela União em indenização à família de adolescente vítima de perseguição policial em 2019. O autor dos disparos que provocaram a morte da jovem foi condenado criminalmente por homicídio culposo.
A decisão atende a ação regressiva movida pela Advocacia-Geral da União (AGU), por meio da Procuradoria Regional da União na 5ª Região (PRU5). Conforme a sentença, ele deverá ressarcir à União em R$ 378 mil pagos em indenização por danos morais e materiais aos familiares da vítima.
“A atuação conjunta entre a Coordenação Regional de Negociação e a Coordenação Regional de Recuperação de Ativos pôde garantir à família da adolescente uma resolução judicial célere e efetiva e à sociedade a garantia de que a União não arcará com a conduta culposa de um agente público. Esta decisão judicial vai trazer segurança para que novos acordos envolvendo temas tão sensíveis sejam celebrados e para que o proativo da AGU continue atuando para garantir o ressarcimento ao erário", afirma a advogada da União Milena Barbosa de Medeiros, integrante da Coordenação Regional de Recuperação de Ativos (Corat) da PRU5.
Assessoria Especial de Comunicação Social da AGU