Notícias
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
Jorge Messias defende apoio às ações do Brics
- Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
O advogado-geral da União, Jorge Messias, defendeu o apoio e engajamento do Governo Federal em iniciativas que garantam o sucesso do Brics, bloco comercial de países formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. “Todos nós temos o total compromisso de aportar recursos humanos e institucionais necessários para mobilizar essa agenda que em tão boa hora e com tanto acerto tem sido aqui impulsionada”, afirmou o ministro durante reunião do Grupo Parlamentar de Relacionamento com o Brics, nesta quarta-feira (27/11), no Senado Federal.
Na reunião, foram apresentados o balanço das atividades do grupo em 2024 e o plano de trabalho definido para 2025.
Jorge Messias destacou a importância da atuação do parlamento com a possibilidade de conexão com a sociedade civil, setores econômicos e representações diplomáticas para que o governo possa ter balizas mais seguras e precisas.
Na proposta de Plano de Trabalho para 2025 foram apresentados os projetos relacionados às oportunidades e à cooperação em diversas áreas entre o Brasil e os demais membros do bloco, com destaque para a transição energética, a descarbonização da economia e a hidrovia do Arco Norte. “É uma agenda extremamente necessária. Precisamos pôr em marcha os projetos estratégicos que o Brics oferece”, enfatizou.
O advogado-geral ressaltou, ainda, a grande expectativa para a realização da COP30 no Brasil no ano que vem, em Belém (PA), e convidou a todos a se engajarem nesta agenda.
Assessoria Especial de Comunicação Social da AGU