PNDD
Institucional
Estudantes de direito conhecem atuação da AGU na defesa da democracia
- Foto: Emanuelle Sena/AscomAGU
A Advocacia-Geral da União (AGU) recebeu nesta quinta-feira (25/01) a visita institucional de um grupo de estudantes de direito do projeto de extensão Nexo Governamental XI de Agosto, da Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo).
Os estudantes puderam conhecer o papel dos diferentes órgãos e unidades da AGU e foram apresentados à atuação da instituição em defesa da democracia por meio de iniciativas como a criação da Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD) e do Observatório da Democracia.
Participaram do encontro o advogado-geral substituto, Flavio Roman, o procurador-geral da União, Marcelo Almeida, a procuradora-geral federal Adriana Venturini e o diretor da Escola Superior da AGU, João Carlos Souto.
"Os estudantes fazem muito bem em vir a Brasília para conhecer como o governo funciona, como o Estado funciona, e nós aqui demos uma explicação da importância da AGU e das diversas unidades que compõem o sistema da Advocacia-Geral da União", ressalta o diretor da ESAGU, João Carlos Souto. "Eu ressaltei os três eixos da administração do ministro Jorge Messias: a segurança jurídica para os negócios, a questão do clima e do meio ambiente, e a democracia, a defesa da democracia", destaca Souto.
Integrante do grupo, a estudante Liliane Castro dos Santos, que se forma neste semestre em direito pela USP, explica que o objetivo do projeto é aproximar os estudantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Além da AGU, o grupo também esteve em ministérios, agências governamentais e tribunais superiores durante a visita a Brasília.
"As pessoas na faculdade estão muito voltadas para entrar no mercado privado, se tornar advogado de escritório, e a gente queria apresentar essa outra alternativa, principalmente ao Legislativo e Executivo, e também ao judiciário, porque os alunos atualmente não estão vislumbrando essa outra alternativa que não escritório de advocacia", afirma Liliane dos Santos.
Além de estudantes da USP, o grupo Nexo Governamental XI de Agosto é integrado também por estudantes de graduação de outras instituições, como Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).