Notícias
MEIO AMBIENTE
Atuação da AGU na defesa do clima e da Amazônia é destaque em evento nos Estados Unidos
Foto: Adriano Gambarini (gov.br/mma)
O papel da Advocacia-Geral da União na proteção do clima e do meio ambiente foi destacado nesta segunda-feira (23/09), no evento Casa Amazônia, realizado durante a Semana do Clima, em Nova York, nos Estados Unidos. No painel “Oportunidades com a COP-30”, que explorou as chances de transformar o futuro da Amazônia, a procuradora Nacional da União de Defesa do Clima e do Meio Ambiente, Mariana Cirne, afirmou que a advocacia pública, em sua transversalidade, está contribuindo com a inclusão do clima na construção de políticas públicas.
“Passamos a construir novas respostas para um futuro sustentável junto com os povos das florestas. A COP-30 será uma oportunidade de o Brasil liderar essa transformação global pela justiça climática", salientou a representante da AGU.
O debate sobre a COP-30 teve como objetivo explorar as oportunidades os e cuidados que a realização da conferência na região amazônica, no Brasil, trará para os povos indígenas, as organizações da sociedade civil e os defensores do meio ambiente. Os palestrantes, representando diferentes setores e países, discutiram como a conferência pode fortalecer a participação de atores locais e regionais nos diálogos climáticos globais, ampliar a visibilidade das questões indígenas e ambientais, e abrir novos caminhos para ações climáticas colaborativas e inclusivas.
A Climate Week NYC é um dos maiores eventos anuais sobre clima e reúne mais de 600 eventos e atividades sobre o tema. O objetivo geral é proporcionar discussões sobre como promover ações climáticas de maneira rápida e justa.
Igualdade de gênero e sustentabilidade
A AGU também participou do evento Transição Justa e Verde: Financiamento do Desenvolvimento e Mulheres Líderes Acelerando o Financiamento Sustentável. As discussões giraram em torno políticas que apoiem a ampliação de um clima justo, com financiamento de transição, com foco na equidade de gênero. “Nós, mulheres, estamos impulsionando essa transformação do Estado brasileiro em um espaço mais sustentável. Estamos na litigância climática, nas finanças, em todos os espaços”, ressaltou Mariana Cirne.
Assessoria Especial de Comunicação Social