Notícias
INSTITUCIONAL
AGU destaca compromisso de cooperação internacional no combate à corrupção em evento na China
Foto: Divulgação.
O advogado-geral da União, Jorge Messias, destacou nesta terça-feira (24/09) a importância da cooperação internacional no combate à corrupção e reforçou o compromisso do governo brasileiro com a integridade e a transparência.
"Desde o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Brasil passou por um momento de reconstrução e resgate de seus compromissos históricos com a agenda da integridade, transparência e luta contra a corrupção", afirmou Messias.
"Como sabemos, a luta contra a corrupção está relacionada à defesa da democracia, à construção do Estado de Direito e ao desenvolvimento sustentável. As práticas corruptas privam o Estado de recursos fundamentais para investimentos em infraestrutura e desenvolvimento social, assim como subtraem a legitimidade das políticas públicas", enfatizou o advogado-geral da União.
Messias discursou no encontro da Rede Operacional Global de Autoridades de Aplicação da Lei Anticorrupção (Rede GlobE), iniciativa vinculada ao Escritório sobre Drogas e Crime da Organização das Nações Unidas (ONU). A 5ª Reunião de Plenária da Rede GlobE está sendo realizada de 24 a 27 de setembro, em Pequim (China).
A Global Operational Network of Anti-Corruption Law Enforcement Authorities (Rede GlobE) foi estabelecida em 2021 como uma rede global operacional integrada por autoridades competentes de cada país no combate à corrupção. A rede promove a cooperação transnacional para atuar em casos de corrupção por meio do contato e da colaboração direta entre os países.
O advogado-geral da União defendeu que a rede possa aprodundar as parcerias entre os países, para além dos encontros promovidos anualmente pela organização. Messias sugeriu a criação de módulos regionais de cooperação e a associação entre países-membros para a solução de casos reais de corrupção. Além disso, Messias propôs um maior intercâmbio entre os países-membro e as organizações observadoras da rede, para parcerias em suas respectivas áreas de trabalho.
"As possibilidades de trabalhar a nível bilateral e multilateral são incontáveis, e temos a oportunidade única de fazê-lo por meio da Rede GlobE", concluiu o advogado-geral da União.
Assessoria Especial de Comunicação Social