Notícias
INSTITUCIONAL
AGU defende fortalecimento de práticas de integridade na Administração Pública
- Foto: Daniel Estevão/Ascom/AGU
“A transversalidade da Advocacia-Geral da União – presente em todos os Estados da federação, ministérios, autarquias e fundações – nos permite atuar como verdadeira multiplicadora de práticas institucionais orientadas para o fortalecimento e manutenção de padrões elevados de conduta”. A declaração é do secretário de Controle Interno da AGU, Diogo Luiz da Silva, que representou o advogado-geral da União, Jorge Messias, na mesa de abertura da Conferência Internacional de Integridade Pública, nesta terça-feira (05/12), em Brasília (DF). O evento é realizado pela Controladoria-Geral da União (CGU).
O secretário também destacou a importância do papel da instituição como indutora de um ecossistema colaborativo. “É importante mudar do ponto de vista legal, mas também do ponto de vista cultural, e não apenas a cultura institucional da AGU deve ser revista, mas de toda a Administração Púbica. Nós estamos fazendo a nossa parte”, ressaltou Diogo.
O secretário pontuou ainda que a AGU já tem promovido transformações internas significativas. “Estamos revisando nosso Plano de Integridade buscando a convergência com a Agenda 2030 da ONU e a nova política da integridade brasileira”, detalhou.
A mesa de abertura foi composta por 10 representantes de autoridades dos ministérios, secretarias e entidades.
Sobre o evento
A conferência é promovida pela CGU, em parceria com a UNESCO, e se estenderá até esta quarta-feira (06/12), com painéis compostos por especialistas nacionais e internacionais. O objetivo é lançar luz ao balanço e avanços na área de integridade pública, apresentando novas possibilidades teóricas e de políticas públicas que se apresentam ao governo e à sociedade brasileira.
Confira a programação e como assistir ao evento.
Assessoria Especial de Comunicação Social da AGU.