Notícias
Institucional
AGU dá posse a 530 novos membros
- Foto: Emanuelle Sena/AscomAGU
A Advocacia-Geral da União (AGU) realizou nesta sexta-feira (07/06) a cerimônia de posse de 530 novos membros da instituição aprovados no último concurso público, que teve os resultados finais divulgados em maio.
Tomaram posse 230 advogados da União, 150 procuradores federais e 150 procuradores da Fazenda Nacional. Os editais, lançados em dezembro de 2022, previam inicialmente 100 vagas para cada uma das carreiras. A ampliação das nomeações foi conseguida pela AGU após pedido para o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Durante a cerimônia, o advogado-geral da União, Jorge Messias, destacou que a atuação da AGU é parte do projeto de desenvolvimento previsto na Constituição Federal. "Vocês chegam num momento especialmente relevante. Momento de retomada do projeto de desenvolvimento cidadão previsto na constituinte, retomada de um ciclo de desenvolvimento com justiça social, preservação ambiental e democracia. A política pública, os recursos do Estado, ocupam uma posição estratégica neste Brasil que estamos reconstruindo, e neste contexto a AGU é simplesmente indispensável", ressaltou Messias.
A cerimônia de posse foi realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, e contou com a participação dos dirigentes da AGU, da Procuradoria-Geral Federal (PGF) e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), além dos novos membros e seus familiares.
A secretária-geral de Consultoria da AGU, Clarice Calixto, enfatizou a contribuição que os novos membros poderão dar ao país. "Cada dia importa, cada minuto que passa é um minuto a menos que a gente tem para transformar o Brasil, para tornar a sociedade brasileira menos desigual, para tornar a sociedade brasileira mais diversa, para contribuir para o nosso país", ressaltou.
A procuradora-geral Federal, Adriana Venturini, ressaltou o papel dos advogados públicos federais para a sociedade. "A gente está aqui para termos um Brasil democrático, inclusivo e solidário", afirmou.
"A gente acorda de manhã e vem para cá, e trabalha duro, e trabalha muito, por um país melhor, por um mundo melhor. Que seja hoje o primeiro dia de uma carreira de sucesso", acrescentou a procuradora-geral da Fazenda Nacional, Anelize Almeida.
Dedicação e empenho
Na cerimônia, a nova procuradora federal Lana Gabriela Mendes falou representando os procuradores federais que tomaram posse e relembrou a trajetória até o momento. "Olhando para trás, vemos os longos dias de esforço contínuo nos estudos, ansiedade com as próximas fases, a imensa vontade de estar mais disponível para quem nos é caro e, para alguns, o receio de não conseguir estar aqui presente frente aos recentes acontecimentos no sul do país", disse Mendes. "Não há dúvida de que será para todos nós o início de uma grande aventura e de uma carreira brilhante, com muita dedicação e empenho para essa instituição tão diversa e importante", concluiu a nova procuradora federal.