Notícias
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
AGU dá posse a 100 novos advogados e procuradores
Posse de novos membros da Advocacia-Geral da União - Foto: Fotos: Renato Menezes e Daniel Estevão/AscomAGU
A Advocacia-Geral da União (AGU) deu posse a 100 novos integrantes – advogados da União, procuradores federais e procuradores da Fazenda Nacional – que foram aprovados no último concurso público da instituição para as três carreiras. A solenidade de posse aconteceu nesta segunda-feira (27) no auditório da sede 2 da AGU (CNC), em Brasília, e reuniu dirigentes da AGU, autoridades, membros e familiares.
Foram empossados 18 advogados da União, 36 procuradores da Fazenda Nacional e 46 procuradores federais. Em junho, 530 membros tomaram posse, totalizando, com isso, 630 novos integrantes.
O advogado-geral da União substituto, Flavio Roman, deu boas-vindas aos novos membros e celebrou o reforço da equipe. “Acreditamos muito no potencial de cada novo colega de contribuir para essa missão na Advocacia-Geral da União, isto é, para viabilizar políticas públicas por um Brasil democrático, inclusivo e sustentável”, disse, elencando algumas importantes entregas da instituição em prol da sociedade. “Tenho certeza de que, com a dedicação, compromisso e talento de vocês, iremos ainda mais longe”, acrescentou.
Roman lembrou que a AGU está convocando mais que o dobro de advogados públicos do que previsto originalmente no concurso. Os editais do concurso, lançados em dezembro de 2022, previam inicialmente 100 vagas para cada uma das carreiras. A ampliação das nomeações foi conseguida pela AGU após pedido para o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). “Trata-se do reconhecimento, pelo governo e sociedade, da importância e eficiência de nosso trabalho. Temos o dever de honrar essa confiança”, disse.
O advogado da União João Rodolfo de Lima Furtado discursou em nome de todos os integrantes que tomaram posse no cargo de Advogado da União. “A Advocacia-Geral da União é uma instituição que representa a defesa de um projeto coletivo, projeto que transcende a atuação de qualquer indivíduo; mas que também depende da dedicação de todos nós. Que possamos juntos fazer com que os valores que defendemos se concretizem em ações e resultados que reflitam na vida de cada cidadão brasileiro”, disse ele após enfatizar a trajetória de estudos dos empossados e enaltecer o apoio dos familiares.
A recém-empossada procuradora federal Ana Tereza Souza Domingos comemorou a conquista. “É com imensa alegria e gratidão que assumo hoje o cargo de procuradora federal na Advocacia Geral da União e hoje represento meus colegas que também aqui estão. Este momento é o ápice de uma jornada que foi desafiadora e o início de uma nova etapa em nossa carreira jurídica. Cada um de nós percorreu um caminho único, mas todos compartilhamos a mesma paixão pela justiça e pelo serviço público”, pontuou.
Representando a carreira de procurador da Fazenda Nacional, João Gabriel Tavares Vieira Soares também lembrou dos momentos de preparação para o concurso e falou da alegria da nova conquista. “Esta cerimônia, mas que a celebração de uma conquista pessoal é a consagração de uma trajetória de esforço, superação e compromisso para ingressar definitivamente em uma das carreiras mais importantes do serviço público brasileiro”, disse. “Hoje, ao cruzarmos o limiar entre o que éramos e o que nos tornamos, assumimos algo maior que os nossos sonhos individuais: adentramos em uma instituição que simboliza a essência do Estado Democrático de Direito: a Procuradoria da Fazenda Nacional, instituição na qual atua diariamente na sustentabilidade financeira e na justiça fiscal do nosso país”, acrescentou.
Os novos membros serão recebidos pelo programa Acolhida e participarão de um curso de formação no formato presencial e online; com mentorias de integração.
Também participaram da cerimônia, a secretária-geral de consultoria, Clarice Calixto; o procurador-geral da União, Marcelo Eugenio Feitosa; o subprocurador-geral federal, Igor Lourenço; a procuradora-geral da Fazenda Nacional, Anelize Lenzi; o consultor-geral da união, André Augusto Dantas Motta, o subcorregedor-geral, Talius de Oliveira Vasconcellos; e a secretária-geral de Contencioso, Isadora Maria Belém Rocha Cartaxo.
Conheça um pouco das histórias de vida de alguns novos integrantes da AGU:
Advogada da União Carolina Machado Costa
Acompanhada dos pais na cerimônia de posse dos novos membros da AGU, a carioca Carolina Machado Costa, 38 anos, se declara uma ex-concurseira. Foram cerca de 12 anos de estudos - divididos com emprego e o cuidado com os pais idosos - e algumas conquistas, como, por exemplo, a aprovação em concurso da Petrobrás. Ainda assim, a atuação da AGU na defesa da União e na missão de conferir mais segurança jurídica às políticas públicas, motivaram a carioca a querer entrar para o time da entidade. “Para chegar até aqui precisei vencer muitos desafios e sem a rede de apoio que tive, com auxílio da família e amigos, acho que não conseguiria chegar à carreira que sempre me interessou”, diz a nova advogada da União.
Procuradora da Fazenda Nacional Beatriz Gava
A trajetória da gaúcha Beatriz Gava, de 28 anos, até conquistar o lugar de membro da Advocacia-Geral da União é semelhante a de outros aprovados no concurso público da instituição. Muitas horas de dedicação diária aos estudos, abandonando os momentos de lazer. Mas o esforço, segundo a nova procuradora da Fazenda Nacional, quando se consegue alcançar o objetivo desejado vale a pena; mesmo que novos desafios apareçam. No caso dela, a possibilidade de morar em um estado diferente do marido que é juiz. “Estou concretizando um sonho, meu objetivo sempre foi ser procuradora”, disse a ex-aluna de direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Procurador Federal Romário Víctor
Muitas horas dedicadas aos estudos também foram fatores decisivos para que o advogado Romário Víctor, de 30 anos, se tornasse membro da AGU. Goiano de Luziânia, veio estudar em Brasília, onde trabalhou no Ministério Público Federal e no Superior Tribunal de Justiça. “Para mim é uma grande oportunidade trabalhar na AGU e estou animado com a perspectiva de atuar na atividade fim e com a possibilidade de crescimento na carreira”, disse ele.
Assessoria Especial de Comunicação Social da AGU