Notícias
Meio Ambiente e Clima
AGU celebra parceria com quatro cooperativas para coleta de material reciclável em Brasília
Sheila Silva Lima, presidente da Cooperativa do Varjão - Foto: Daniel Estevão/AscomAGU
Foi realizado nesta terça-feira (30/01), em uma das sedes da Advocacia-Geral da União, em Brasília, o sorteio para definir a ordem pela qual as quatro cooperativas que foram habilitadas para recolher o material reciclável da instituição pelos próximos cinco anos irão receber o material.
Além da AGU, Arquivo Nacional e a 11ª Circunscrição Judiciária Militar, do Superior Tribunal Militar (STM), doarão material reciclável para as quatro cooperativas (Nova Superação, Reciclamais, Reciclagem do Varjão e Construir).
Segundo dados do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), o país tem hoje cerca de 800 mil catadores e catadoras. A maioria, cerca de 70%, são mulheres. Não por acaso, portanto, as quatro cooperativas habilitadas para prestar o serviço para a AGU em Brasília são presididas por mulheres. Uma delas, Sheila Silva Lima, da Cooperativa do Varjão, comemorou a parceria: “Isso agrega muito na nossa renda. As doações ajudam também ao meio ambiente, porque damos o destino certo para que o material seja reaproveitado ou vire matéria prima para a produção de novos produtos”, assinalou durante o sorteio.
A chefe da Divisão de Sustentabilidade da Coordenação-Geral de Gestão Institucional e Sustentabilidade da Secretaria-Geral de Administração da AGU, Lourdiane Dias, lembra que a coleta seletiva implementada na AGU desde 2012 faz parte das ações estratégicas do Plano de Logística Sustentável (PLS). “Essa iniciativa que está acontecendo hoje reforça o compromisso com o meio ambiente, destinando corretamente esse material, bem como com a sociedade, pois colabora para gerar renda para trabalhadores formalmente organizados em cooperativas que têm na reciclagem a base do seu sustento”, diz Lourdiane Dias. “Importante destacar também que as quatro lideranças das cooperativas citadas são presididas por mulheres”, completa.
.