Auditoria Interna Governamental
A Secretaria de Controle Interno (SCI/AGU), no âmbito da Advocacia-Geral da União, é responsável por realizar a auditoria interna governamental, atividade de caráter permanente, independente e que tem por objetivo auxiliar a organização pública a atingir seus objetivos, a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controles internos.
A atividade de auditoria é realizada por meio de avaliações e de consultorias, desenhadas para adicionar valor e melhorar as operações das organizações públicas. Abrange ainda apuração de atos ou fatos, inquinados de ilegais ou irregulares, realizados com a utilização de recursos públicos federais.
No Modelo das Três Linhas, estabelecido pelo Institute of Internal Auditors (IIA) e adotado pelo Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, a SCI/AGU cumprirá as funções de terceira linha.
Neste modelo, a primeira linha é desempenhada pela gestão que executa e gerencia diretamente a entrega de produtos ou serviços da organização. A segunda linha está relacionada à supervisão e monitoramento das atividades desenvolvidas pela gestão operacional, mediante gerenciamento de riscos, conformidade, ética, integridade, verificação de qualidade, controle financeiro, orientação e treinamento. Por sua vez, a terceira linha se consubstancia na atividade de auditoria interna por meio de avaliação, consultoria e apuração independentes e objetivas sobre a adequação e eficácia da governança e do gerenciamento de riscos.
A SCI/AGU, portanto, atuará em benefício do aprimoramento do desempenho institucional da AGU, contribuindo para a avaliação da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança conforme as boas práticas internacionais de auditoria.