Notícias
Ital festeja 60 anos com novo site e parceria para criar curso de engenharia de alimentos
Um dos principais institutos de pesquisa de São Paulo comemorou nesta quarta (30) seus 60 anos de existência. O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) promoveu uma solenidade em Campinas para celebrar a data, com a presença de representantes do poder público e da iniciativa privada. Na cerimônia, o superintendente de Agricultura e Pecuária no Estado de São Paulo, Guilherme Campos, destacou as parcerias entre instituições.
Em nome do ministro Carlos Fávaro, Guilherme Campos disse que se sentia honrado por participar de uma data tão representativa. “Há 60 anos Campinas tinha 200 mil habitantes. Muita coisa mudou de lá para cá. Estou muito feliz por ver parcerias integrando universidades e institutos, o que vai exponenciar recursos e ajudar a desenvolver ainda mais o agro brasileiro”, disse Guilherme.
O superintendente se referia ao protocolo de intenções assinado entre o Ital e a Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas para a criação do curso de engenharia de alimentos na cidade. Outra parceria anunciada na solenidade foi firmada com a Embrapa Agroindústria de Alimentos, do Rio de Janeiro, uma demanda antiga, de acordo com a chefe geral do centro de pesquisa Edna Maria Morais Oliveira.
O diretor de Assuntos Institucionais do Ital, Luís Madi, traçou uma retrospectiva do instituto, enquanto a diretora geral, Eloísa Garcia, falou sobre o presente e o futuro. O instituto lançou durante a cerimônia o site “Alimentos Industrializados”, anunciou um livro para marcar os 60 anos e homenageou diversos parceiros.
Dois pesquisadores da casa receberam o Prêmio Ital Inovador: Tsen Chung Kang e Paulo Eduardo Silveira. O Ital é ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) de São Paulo.
Além de Guilherme, compuseram a mesa de autoridades Adriana Flosi, secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação na Prefeitura de Campinas; Carlos Nabil Ghobril, coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta); Eloísa Garcia e Germano Rigacci Júnior, reitor da PUC de Campinas.