Notícias
Superintendente do Mapa participa de sessão que homenageou os 50 anos da Embrapa na Assembleia Legislativa do Paraná
Homenagem aos 50 anos da Embrapa na Assembleia Legislativa do Paraná
O superintendente de Agricultura e Pecuária do Paraná (SFA/PR), Cleverson Freitas, participou, na última segunda-feira (23), da Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) que homenageou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) pelos 50 anos de criação, completados em 2023.
A homenagem foi proposta pelo deputado Artagão Junior, que convidou os chefes-gerais das duas Unidades Descentralizadas da Embrapa localizadas no estado do Paraná, a Embrapa Florestas (Colombo) e Embrapa Soja (Londrina), para apresentar a trajetória, os desafios e as principais contribuições da Embrapa para a agropecuária brasileira e, em especial, para a agropecuária paranaense.
Na sua apresentação, o chefe-geral da Embrapa Florestas, Erich Gomes Schaitza, destacou a contribuição da Embrapa nos seus 50 anos para quase todos os avanços tecnológicos do país, tanto para o setor de base florestal com as pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Florestas, como no setor de grãos, especialmente da soja, que tem a Embrapa Soja como uma grande parceira. Para Erich, “agora é o momento de repensar a atuação da Embrapa para que possamos contribuir ainda mais para que o Brasil ganhe mais competitividade no mundo, aliando produção agropecuária e sustentabilidade”
Já Alexandre Nepomuceno, chefe-geral da Embrapa Soja, ressaltou que “nós tivemos, nesses 50 anos, vários desafios que foram vencidos com ciência e tecnologia, o que nos levou a ser um dos maiores produtores de alimentos do planeta, mas ainda temos muitos desafios pela frente”
Para Cleverson Freitas, superintendente de Agricultura e Pecuária do Paraná, a homenagem é um reconhecimento do trabalho de excelência realizado nas últimas cinco décadas. “Antes da criação da Embrapa, o Brasil era importador de alimentos. Mas com pesquisa e tecnologia da empresa, o país passou por uma revolução e hoje é um dos principais produtores e exportadores de alimentos para o mundo”, destacou Freitas.
Embrapa
A Embrapa é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que foi criada em 1973 para desenvolver a base tecnológica de um modelo de agricultura e pecuária genuinamente tropical. A iniciativa tem o desafio constante de garantir ao Brasil segurança alimentar e posição de destaque no mercado internacional de alimentos, fibras e energia.
Atualmente, possui 46 centros de pesquisas, que estão distribuídos em todas as regiões do Brasil. Também está presente em outros países (Estados Unidos, França, China, Coreia do Sul), por meio de seus escritórios virtuais, chamados Labex.
A Embrapa é uma das maiores instituições de pesquisa do mundo tropical. Tem 8.152 empregados, dos quais 2.244 são pesquisadores.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do estado do Paraná
Informações à Imprensa
Maria Paraguaçu
imprensa@agro.gov.br