Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
Na última sexta-feira (21) aconteceu o Encontro Técnico sobre o Plano ABC+, na Superintendência de Agricultura e Pecuária no Estado de Minas Gerais (SFA-MG).
O evento teve o objetivo de reunir as instituições que desempenham relevante atuação no setor agropecuário do Estado, a fim de divulgar e ressaltar a importância da implementação do Plano ABC+, como política pública que pode contribuir para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável e alinhada à demanda mundial, de modo a promover o equilíbrio entre os componentes ambientais, econômicos e sociais.
Evaldo Luis Cardoso, da Divisão de Desenvolvimento Rural (DDR/SFA-MG) e coordenador do Grupo Gestor do Plano ABC+ MG, apresentou a palestra sobre o Plano Setorial de Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuário de Minas Gerais. O Grupo Gestor do Plano ABC+ MG é constituído por representantes de 27 instituições públicas e privadas e tem como principal atribuição promover e apoiar a adoção das tecnologias preconizadas no âmbito do ABC+.
Neste contexto, Evaldo apresentou as bases conceituais e objetivos do Plano ABC+, assim como as metas voluntárias estabelecidas pelo Estado para o decênio 2020 a 2030, de ampliação das áreas de adoção das tecnologias preconizadas no âmbito do ABC+.
Ressaltou, ainda, que o Plano ABC+ é uma política pública voltada para o produtor rural, seja pequeno, médio ou grande, e que tem como objetivo apoiar e estimular um portfólio de tecnologias que reforçam o tripé da sustentabilidade. O Plano ABC+ além de contribuir para a conservação ambiental, adaptação às mudanças climáticas e redução nas emissões de gases de efeito estufa, tem como importante foco fortalecer e ampliar a renda do produtor rural.
Foram ainda apresentados resultados de projetos conduzidos no Estado e que representam casos de sucesso na implementação do Plano ABC+, como Programa Restaurar: estratégias para impulsionar o desenvolvimento sustentável em territórios, por Pierre Santos Vilela, consultor Sebrae; Projeto FIP Paisagens Rurais, por Giovanne Oliveira Costa Souza, Faemg/Senar; Projeto Construindo Solos Saudáveis, por Willen Guilherme Araújo, Emater.
Para Everton Ferreira, superintendente da SFA-MG, o Encontro, além de ser um momento de alinhamento de informações e resultados do Plano, abre caminho para a participação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em especial da SFA-MG e seus parceiros, na Conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas, a COP 30, que será realizada em Belém do Pará, em novembro de 2025.
Informação à imprensa
imprensa@agro.gov.br