Notícias
Consórcios municipais em Mato Grosso prometem impulsionar a economia e a qualidade de produtos de origem animal por meio do Sisbi-POA
Consórcios municipais em Mato Grosso prometem impulsionar a economia e a qualidade de produtos de origem animal por meio do Sisbi-POA
Você conhece o Sisbi-POA? O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal é uma rede de fiscalização que tem como objetivo garantir a qualidade e a segurança dos produtos de origem animal no Brasil. Coordenado pelo Ministério da Agricultura (Mapa), o sistema permite que serviços de inspeção de estados e prefeituras sejam habilitados, por meio de uma avaliação de equivalência, para que produtos como carnes, leite, ovos e pescados possam ser comercializados em todo o país, sempre atendendo aos rigorosos padrões de higiene e segurança alimentar exigidos.
Com o objetivo de facilitar a adesão dos Serviços de Inspeção Municipal (SIM) ao Sisbi-POA, o Mapa tem incentivado a formação de consórcios municipais para integração ao sistema. Essa estratégia gera economia para os municípios, otimizando recursos e permitindo o compartilhamento de estruturas e pessoal. Além disso, promove a padronização das fiscalizações, o que acelera o cumprimento dos objetivos e garante maior eficiência na adequação aos rigorosos padrões exigidos para a comercialização de produtos de origem animal.
Nesse contexto, a Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária em Mato Grosso (SFA-MT) está trabalhando em parceria com os municípios e o Sisbi-POA. O objetivo dessa colaboração é não apenas impulsionar a economia do estado, mas também elevar a qualidade dos produtos oriundos de diversos municípios mato-grossenses, por meio dos consórcios que buscam a habilitação ao Sisbi-POA, como é o caso do CIDES - Consórcio do Vale do Rio Cuiabá, do CIDESA - Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Alto Teles Pires e do consórcio já aderido Nascentes do Pantanal.
A médica veterinária do Consórcio Vale do Rio Cuiabá, Ana Carolina Alves, destaca que essa iniciativa permitirá que os municípios ampliem suas vendas para além das fronteiras regionais, impulsionando a economia local e promovendo segurança alimentar para a população. "Com o consórcio, as cidades poderão aumentar a arrecadação, beneficiando tanto as empresas quanto as administrações municipais", afirma Ana Carolina, que se mostra entusiasmada com o crescente interesse dos municípios em aderir ao consórcio.
Apesar de Mato Grosso ter sete consórcios municipais cadastrados no e-Sisbi, apenas um está integrado ao Sisbi-POA. O superintendente da SFA-MT, Leny Rosa Filho ressalta a importância desse esforço colaborativo, visando garantir que todos os consórcios se adequem ao sistema, promovendo uma melhor fiscalização, segurança dos produtos de origem animal e gerando maior renda para as regiões em que estão inseridos.
Informação à imprensa
imprensa@agro.gov.br