Notícias
INOVAÇÃO
SFA-BA participa de reunião das Câmaras Setoriais da Bahia
Na última quinta-feira (11), no Parque de Exposições de Salvador/Ba, ocorreu a Reunião das Câmaras Setoriais Produtivas da Bahia, durante à ExpoBahia, organizada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri). Estiveram reunidos diversos órgãos, como a Superintendência Federal da Agricultura (SFA/BA), a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), CONAB e a Bahia Pesca, além de produtores, representantes de associações e especialistas.
O evento contou com a presença do Superintendente Federal de Agricultura na Bahia, Fábio Alexandre Rosa Rodrigues, convidado para participar da mesa de abertura. Também estavam presentes o chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural (DDR/SFA-BA), Luiz Rogério Barreto Nascimento, a Engenheira Agrônoma Francimary Medeiros e a Assistente Administrativa Operacional, Liane Miranda Costa.
O encontro teve como objetivo o compromisso do Governo do Estado em promover o diálogo com as cadeias produtivas, buscar soluções inovadoras para os desafios existentes e reativar setores estratégicos para a economia da Bahia. Durante a reunião, foi ressaltada a importância de fortalecer as políticas públicas de apoio à agricultura, bem como investir em infraestrutura e qualificação profissional nos setores produtivos.
O Superintendente Federal de Agricultura relatou as principais ações desenvolvidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pela SFA/BA, destacando o importante trabalho de abertura de novos mercados agrícolas para exportação dos produtos da agropecuária brasileira, tendo sido abertos 100 novos destinos no último ano.
Outra importante ação salientada pelo Superintendente foi o ingresso da Bahia no seleto grupo de estados com área livre de aftosa sem vacinação. Tal reconhecimento possibilitará a ampliação das exportações de carnes, com consequente aumento do número de frigoríficos certificados no estado da Bahia, gerando mais empregos e renda para a economia baiana.
Fábio Alexandre Rodrigues também enfatizou a parceria do Mapa com o Governo do Estado da Bahia por meio das transferências voluntárias de recursos da União na distribuição de máquinas agrícolas e ressaltou a atuação da SFA/BA no fomento às Indicações Geográficas de produtos agropecuários baianos e no desenvolvimento de uma agricultura sustentável na Bahia, como enfrentamento às mudanças do clima. Na oportunidade, o Superintendente convidou os participantes para os lançamentos do Fórum Baiano de Indicação Geográfica e Marcas Coletivas, durante o Fórum Estadual dos Gestores da Agricultura - FEAGRI, marcado para o dia 21 de maio e do Plano Estadual de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas na Agricultura para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono da Bahia - Plano ABC+ BA, a ser realizado durante a Bahia Farm Show 2024, no município de Luiz Eduardo Magalhães/BA, no dia 11 de junho.
O chefe da DDR/SFA-BA, Luiz Rogério Barreto Nascimento, fez uma apresentação sobre a atuação da SFA/BA na promoção dos Signos Distintivos (Indicação Geográfica-IG e Marcas Coletivas), destacando as ações implementadas pelo Fórum Baiano de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas.
Informações à imprensa
imprensa@agro.gov.br