Acervo
O ACERVO
O acervo da Biblioteca Nacional de Agricultura é constituído por:
-
Publicações bibliográficas produzidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e instituições parceiras;
-
Obras de referência (Dicionários, enciclopédias, atlas, manuais, guias, anuários, etc – apenas para consulta local);
-
Periódicos (boletins, revistas de caráter técnico-científico ou informativo);
-
Materiais iconográficos (folderes e outros materiais que tenham como suporte o papel, utilizados para a divulgação de campanhas e eventos realizados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e entidades vinculadas);
-
Publicações Digitais (publicações disponíveis em meio eletrônico na Biblioteca Digital do Mapa).
ACERVO CULTURAL DOS SERVIDORES DO MAPA
A leitura, além de constituir um caminho indiscutível para o conhecimento, é um dos indicadores de qualidade de vida. Após inúmeros pedidos dos servidores foi criada a Biblioteca Cultural dos Servidores do MAPA, com o objetivo de:
• Proporcionar aos servidores um momento de prazer e quebra na rotina por meio da leitura;
• Fomentar o hábito e o gosto pela leitura, permitindo o acesso à informação e à cultura;
• Facilitar o acesso à cultura no local de trabalho;
• Contribuir para educação e atualização dos servidores deste Ministério.
O acervo da Biblioteca Cultural dos Servidores do MAPA é composto de obras sobre os mais diversos assuntos de interesse dos servidores, tais como:
literatura brasileira e estrangeira (ficção e não-ficção), livros didáticos, revistas, auto-ajuda, ética, apostilas para concursos, entre outros.
Atualmente conta com 2.915 documentos disponíveis para consulta e empréstimo
Para fazer a doação basta levar as publicações até a Binagri, no térreo do anexo "B" do Mistério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ou enviar via correio para o endereço Esplanada dos Ministérios, Bloco D, Anexo "B" CEP 70043-900, Brasília (DF), aos cuidados da Binagri. Somos gratos pela sua doação e participação
O acervo bibliográfico da Binagri constitui patrimônio da Instituição e, portanto, deve ser preservado. Os usuários são responsáveis pelas obras consultadas nas dependências da Biblioteca, ou emprestadas.
Conheça as principais dicas para uso correto do acervo bibliográfico:
-
Manuseie as publicações com as mãos limpas.
-
Evite dobraduras nas páginas.
-
Não exponha o material à comida, à bebida ou ao fumo.
-
Não utilize lápis, caneta ou marcadores de texto.
-
Não utilize clipes, fitas ou papéis autocolantes.
-
Não pressione a lombada durante a leitura ou fotocópia.
Fitas adesivas amarelam o papel e podem danificar o texto; clips e grampos enferrujam e são de difícil remoção. Quando necessário o conserto de alguma publicação, comunique o problema à Biblioteca no momento da devolução.
Documentos sentem as variações de temperatura e umidade. A exposição dos livros à luz solar, à chuva ou ao calor prejudica a conservação do papel e facilita o desenvolvimento de micro-organismos.
É proibido fumar, beber e/ou comer dentro do acervo da Biblioteca. Alimentos e líquidos causam danos irreversíveis aos materiais. Permitida a entrada somente de água em garrafas com tampa.
Danos ocorridos ao material emprestado do acervo da Binagri, bem como extravios, acarretarão a suspensão de novos empréstimos até a reposição da publicação.
Seguindo os cuidados preventivos você estará contribuindo para prolongar a vida útil do acervo da Biblioteca preservando, assim, o patrimônio institucional.