Notícias
MAPA firma parceria com UFRB para conservação e valorização de recursos genéticos
Parceria terá foco material genético de bromélias e pinhão manso no Recôncavo Baiano e permitirá fortalecer ações do Mapa no âmbito da PNRGAA.
Publicado em
01/10/2021 00h00
Atualizado em
04/08/2022 16h01
O MAPA firmou parceria com a Universidade Federal do Recôncavo Baiano - UFRB para auxiliar na identificação, organização e facilitação de acesso às informações das coleções de recursos genéticos mantidas pela UFRB. O foco inicial será o material genético de bromélias e pinhão manso, sob a responsabilidade da Prof. Dra. Maria Angélica Costa.
Esta parceria contempla o fortalecimento das ações referentes a Recursos Genéticos, conduzidas pelo Departamento de Apoio à Inovação para Agropecuária - DIAGRO/SDI/MAPA, no âmbito da Política Nacional de Recursos Genéticos para a Agropecuária e a Alimentação, atualmente em discussão.
A Política Nacional de Recursos Genéticos foca na promoção e fortalecimento do uso sustentável e conservação de recursos genéticos para alimentação e agricultura, por meio de ações em nível federal, estadual e municipal, incluindo instituições de pesquisa públicas e privadas, mediante mecanismos de estímulo.
Os recursos genéticos são a parte da biodiversidade que tem valor atual ou potencial para a humanidade. São a matéria-prima da agricultura, pecuária, silvicultura e agroindústria. A conservação e utilização sustentável destes recursos são um dos pilares para segurança alimentar e nutricional do país.
A parceria prevê ainda a inserção destas informações no sistema do Portal Alelo, integrante do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Genéticos para a Alimentação e a Agricultura, o qual fundamenta-se em ações de caracterização e qualificação dos acessos disponíveis em coleções e bancos de recursos genéticos, bem como na sistematização e documentação das informações.