XVI Campanha anual de promoção do Produto Orgânico
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) realiza desde 2005 a campanha anual, voltada ao público consumidor, denominada “Produto Orgânico, Melhor para a Vida”, cujo principal objetivo é reforçar, para a população brasileira, principalmente urbana, que os sistemas de produção orgânica se baseiam em princípios da agroecologia e que, portanto, buscam viabilizar a produção de alimentos e outros produtos necessários ao homem, de forma sustentável ao longo de toda a cadeia de produção, ou seja mais harmônica com a natureza, contribuindo para a saúde de todos e com justiça social em todos os segmentos da sua rede de produção.
A Coordenação de Produção Orgânica utiliza essas campanhas também para esclarecer a sociedade sobre os mecanismos de controle da qualidade orgânica que são utilizados no Brasil, de que maneira os consumidores identifiquem esses produtos no mercado e como podem participar do processo de controle social, para que possamos evitar as fraudes, que prejudicam tanto os produtores como os consumidores
Em decorrência do isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19, o lançamento da XVI Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico se dará de forma virtual utilizando as redes sociais e o canal do Youtube do MAPA, por meio de Seminários Virtuais.
O tema definido para a Semana deste ano é “Tem alimento Saudável perto de você – Alimento Orgânico, melhor para a vida”
Este tema pretende fomentar a construção e divulgação das redes de produtores que estão comercializando produtos orgânicos por meio da entrega de cestas em pontos das cidades, do estado ou em domicílio, visando contribuir na geração de renda por parte dos produtores orgânicos neste momento de isolamento social, inclusive no momento pós crise.