Turquia
A Turquia passou a integrar em 2024 o rol dos 10 maiores destinos dos produtos do agronegócio brasileiro. Mais importante do que isto, observa-se a franca tendência de expansão das exportações brasileiras para este destino nos últimos 10 anos. O complexo soja é o principal representante brasileiro, seguido pelo café, algodão e gado vivo.
O país é um importante ator na produção mundial de alimentos. Seu papel como exportador de lácteos, frutas e hortaliças na região é expressivo, porém há limitações para destinos mais distantes do globo. A infraestrutura e a conjuntura geopolítica permitiram ao país tornar-se um vigoroso importador e exportador de produtos. Em diversos casos, produtos primários importados são industrializados no país e reexportados com maior valor agregado, mantendo ativa a indústria nacional. Diversos acordos comerciais garantem vantagens aos exportadores turcos – em especial o acordo aduaneiro com a UE.
Apesar da expressividade do mercado turco para os produtos brasileiros, há espaço para crescimento. A pauta turca de importação de produtos do agronegócio demanda produtos tradicionalmente exportados pelo Brasil, e recentemente o governo turco declarou a intenção de dobrar este comércio bilateral nos próximos anos. Este acréscimo pode se dar tanto nos insumos para o setor produtivo turco, como em produtos para o consumidor final e leva em consideração a tendência positiva de indicadores da indústria turca e, ainda, os ganhos na renda média nacional.
ADIDO AGRÍCOLA EM ANCARA
Nome: DIEGO LEONARDO RODRIGUES
Profissão: Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura e Pecuária.
Formação: Médico Veterinário, Mestre em Ciências Veterinárias pela UFPR e Doutor em Epidemiologia Veterinária pela USP e Massey University/NZ.
Experiência: Possui 17 anos de experiência como Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Até o momento de sua designação para o cargo de Adido Agrícola, desempenhou atividades na Vigilância Agropecuária Internacional, no Serviço de Inspeção Federal e no Departamento de Saúde Animal. Realizou auditorias em portos, abatedouros, fábricas de produtos de origem animal e em serviços veterinários estaduais no Brasil. Colaborou na elaboração e implementação de diversas políticas públicas, como de controles de importação e exportação e de saúde animal. Possui formação e experiência em análise de risco como ferramenta para a tomada de decisão e priorização de ações. Durante o doutorado, integrou a equipe de pesquisadores do Epicentre/NZ – centro colaborador da OMSA – tendo participado de projetos de pesquisa na Nova Zelândia, Austrália e sudeste asiático. Participa de grupos de pesquisa em saúde única, epidemiologia e saúde animal no Brasil.
Atividades Cumulativas com: Revisor de periódicos científicos internacionais.
Endereço: Embaixada do Brasil em Ancara, Reşit Galip Caddesi no. 69A Ilk Adim Sokak, Kazım Özalp Mahallesi, 06700, Ancara-Turquia
Telefone: +90 (312) 448-1840
E-mail: adido.ancara@agro.gov.br; diego.rodrigues@agro.gov.br; gestaoadidos@agro.gov.br