Rússia
Nos primeiros dez anos do século XXI, o mercado russo ganhou espaço na pauta exportadora brasileira, chegando a ser o segundo principal comprador de carnes do Brasil. Com a emergência de novos parceiros para o agronegócio brasileiro e o avanço do processo de substituição de importações levado a cabo por Moscou, a Rússia deixou de frequentar o topo da tabela dos destinos das exportações de produtos agrícolas do Brasil.
Quando se comparam as importações de alimentos do ano de 2013, o último antes das sanções contra países da OTAN, com os de 2021, observa-se que a Rússia reduziu as compras externas em 23%, passando de USD 44 bilhões para USD 34 bilhões. As importações de carnes foram particularmente afetadas, com redução de 78%, caindo de USD 6,7 bilhões para menos de USD 1,5 bilhão.
Como um dos principais fornecedores de alimentos para a Rússia, o Brasil não conseguiu manter seus volumes no comércio bilateral. Entre 2013 e 2021, vendas de açúcar caíram 78%; de carne bovina, 89%; de carne suína 94%.
Para se pensar a inserção do agronegócio brasileiro no mercado russo, na terceira década do século XXI, é fundamental que se perceba o quanto a Rússia mudou. Embora canais consolidados, devam ser fortalecidos, será necessário buscar maior acesso ao mercado russo para novos produtos, nos quais há maior complementariedade econômica, como pescados, lácteos e frutas.
ADIDO AGRÍCOLA EM MOSCOU
Nome: MARCO TÚLIO SANTIAGO
Profissão: Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura e Pecuária.
Formação: Engenheiro Agrônomo pela Universidade de Brasília e Especialista em Comércio Exterior pelo ICAT AEUDF.
Experiência: Possui 21 anos de experiência como Auditor Fiscal Federal Agropecuário, em diversos órgãos singulares, nos quadros de serviço do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Até sua designação, ao cargo de Adido Agrícola, desempenhou atividades na Superintendência Federal de Agricultura no Distrito Federal (SFA/DF), na chefia da Divisão de Política e Desenvolvimento Agropecuário - DPDAG/SFA/DF; atuou na Coordenação-Geral de Vigilância Agropecuária Internacional - VIGIAGRO/SDA; foi Coordenador de Regulamentação de Vinhos e Bebidas, no Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária (CGVB/DIPOV/SDA); exerceu assessoria técnica no Departamento de Promoção Comercial e Investimentos, da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais - DPR/SCRI, participou da Coordenação de feiras internacionais, assessorou missões ministerial e empresarias, promovidas pelo MAPA. Fala inglês e compreende bem espanhol.
Endereço: Embaixada do Brasil em Moscou, Bolshaya Nikitskaya Ulitsa, 54, Bolshaya Nikitskaya Str, 12069, Moscou, Rússia.
Telefone: +7 (495) 966-1081
E-mail: adido.moscou@agro.gov.br; marco.tulio@agro.gov.br e gestaoadidos@agro.gov.br.
Estudos de mercado:
Exportações Rússia 2012 - 2021
Calendário de eventos:
WorldFood Moscou 2024: 17 a 20 de setembro de 2024 (evento com participação do MAPA)
Eventuais mudanças políticas e/ou econômicas – posteriores à elaboração dos documentos dispostos neste portal – podem ocasionar a desatualização de algumas informações.