Irã
O Irã é um dos principais parceiros comerciais do Brasil no Oriente Médio, destacando-se como um importante destino para as exportações agrícolas brasileiras. Anualmente, as exportações do Brasil ao Irã somam aproximadamente US$ 5,0 bilhões, com uma predominância de produtos como milho, soja, óleo comestível, carne bovina e açúcar.
A exportação de produtos brasileiros contribui de maneira determinante para o abastecimento de alimentos do Irã, permitido que o comércio bilateral continue a prosperar, mesmo em um cenário geopolítico desafiador.
ADIDO AGRÍCOLA EM TEERÃ
Nome: MARLOS SCHUCK VICENZI
Profissão: Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura e Pecuária
Formação: Engenheiro Agrônomo, Mestre em Agronegócio pela Universidade de Brasília (UNB).
Experiência: Possui 16 anos de experiência como Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Até o momento de sua designação para o cargo de Adido Agrícola, desempenhou atividades na Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI), em negociações bilaterais de temas sanitários e fitossanitários visando a abertura e manutenção de mercados para os produtos do agronegócio brasileiro. Também representou a SCRI em missões comerciais e em missões de negociação em fóruns multilaterais.
Anteriormente, serviu na Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) como Coordenador de Regulamentação no Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, onde atuou no desenvolvimento das Boas Práticas de Regulamentação, melhoria dos procedimentos de fiscalização e aplicação da Análise de Risco nas atividades de fiscalização e regulamentação.
Na Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO) serviu como Agrônomo-Chefe no Porto de Santos, onde atuou para o aumento da eficiência dos serviços com implementação de processos digitais, eliminação do uso de papel, desenvolvimento de procedimentos para inspeção remota e de gerenciamento de risco para racionalização dos procedimentos de importação.
Ao longo de sua carreira no MAPA participou de diversas negociações e missões internacionais, incluindo missões bilaterais ao Chile, Vietnã e Quênia, cooperação com União Europeia, negociações sobre regulamentação no Mercosul e em fóruns multilaterais (OMC, Codex Alimentarius e OIV), negociações para reconhecimento mútuo de produtos típicos do Brasil, bem como acompanhamento de missões de auditoria externa às cadeias produtivas e sistemas de inspeção brasileiros.
Antes de ingressar no serviço público atuou em multinacional da indústria de máquinas agrícolas. É proficiente em inglês e espanhol.
Endereço: Embaixada do Brasil em Teerã, Parzin Baghdadi n. 22, Zafaranieh. Teerã – Irã.
Telefone: +98 912 148 5200
E-mail: adido.teera@agro.gov.br; marlos.vicenzi@agro.gov.br; gestaoadidos@agro.gov.br