Índia
País com uma população de aproximadamente de 1,3 bilhões de pessoas, é a sexta economia mundial que cresce num ritmo acelerado, devendo em breve ser tornar a terceira economia do mundo. As importações de produtos agropecuários da Índia estão concentradas em óleos vegetais, como o óleo de palma e de soja, que representam cerca de metade das importações. Ainda assim, a Índia é atualmente o maior importador do Brasil dos produtos feijão caupi e rajado, óleo de soja, madeira de teca, gergelim, óleos de essências florestais e maçã.
Considerando o crescimento indiano e o posicionamento do Brasil no mercado internacional, há uma boa perspectiva no médio prazo do crescimento das exportações brasileiras de proteínas, sejam de origem vegetal (pulses e farelo de soja) ou animal (carnes de frango e de suínos) bem como de frutas, castanhas e matéria prima para a indústria como algodão, madeira e couro.
É um país também com bastante relevância na geopolítica mundial e muito atuante nos órgãos multilaterais como OMC e FAO. Por ser um país de agricultura tropical, há oportunidades para cooperação em pesquisa agrícola, bem como de investimentos em inovação através de agritechs. O Brasil tem fortes laços com a Índia na genética bovina e o Brasil tem colaborado ativamente com a Índia no programa de uso do etanol como biocombustível.
ADIDO AGRÍCOLA EM NOVA DELHI
Nome: ANGELO DE QUEIROZ MAURÍCIO
Profissão: Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura e Pecuária.
Formação: Químico, Mestre em Química Analítica (Especialização em bioquímica de radicais de oxigênio), Doutorando em Ciências Animais.
Experiência: Possui 19 anos de experiência como Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Até o momento de sua designação para o cargo de Adido Agrícola desempenhou atividades na Secretaria de Defesa Agropecuária, como um dos responsáveis pelo Centro Nacional de Cães de Detecção do MAPA, atuando no treinamento e formação de cães de detecção e equipes K9, com ênfase no estudo da dinâmica e química de odores e no desenvolvimento e validação de novos métodos instrumentais e biológicos para detecção de odorantes. Um dos agraciados com o prêmio Ceres 2020, pela inovação que representa o trabalho com cães na defesa agropecuária do Brasil. Na Coordenação-Geral de Apoio Laboratorial foi Coordenador de Desenvolvimento e Inovação Laboratorial; responsável pelos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação dos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária. Idealizador e Coordenador dos Projetos SAGRES, Lanagro e ATP (projetos de pesquisa do MAPA com o CNPq, financiados pelo fundo setorial CTAGRO do MCTI. Auditor líder de laboratórios em diversas missões ao exterior e líder de delegação em missão internacional. Membro do Comitê Codex Alimentarius para Drogas Veterinárias em Alimentos (CCRVDF) e Comitê Codex para Métodos de Análise e Amostragem (CCMAS), participando das suas reuniões internacionais e forças tarefas. Chefe da Divisão de Ensaios Químicos; responsável pela área de Resíduos e Contaminantes em Alimentos; foi Coordenador Substituto na Coordenação de Laboratório Vegetal / DDIV e na Coordenação-Geral de Laboratórios Agropecuários (CGAL), onde foi responsável pela área de Resíduos e Contaminantes. Foi responsável pela área laboratorial de Organismos Geneticamente Modificados no MAPA e pela criação e implantação da rede de laboratórios do MAPA para análises de OGMs no auge das discussões iniciais sobre transgênicos (2002/2003). Possui larga experiência nas áreas de gestão de redes e unidades federais, gestão de laboratórios e Sistemas de Garantia da Qualidade. Antes de ingressar no Mapa foi Professor de química e Químico Analista. É fluente em inglês, espanhol e dinamarquês.
Endereço: Embaixada do Brasil em Nova Delhi, 8, Abdul Kalam Road, Nova Delhi, Índia, 110011
Telefone: +91 11 2301-7301 ext 216
E-mail: adido.delhi@agro.gov.br e gestaoadidos@agro.gov.br.
Estudos de mercado:
Calendário de Eventos:
INTERNATIONAL FISHERIES CONGRESS AND EXPO 2024 - Kochi de 12 a 14 janeiro 2024;
AAHAR 2024 (com participação brasileira em pavilhão próprio) - New Delhi de 07 a 11 de março de 2024;
Fresh India Show 2024 - Mumbai de 13 a 14 de junho 2024;
AgriTech India / Grain Tech India / Foodex India 2024 - Bangalore de 22 a 24 de agosto de 2024;
Anuga Select India 2024 (com participação brasileira em pavilhão próprio) - Bombay Exhibition Centre, Mumbai de 28 a 30 de agosto de 2024;
World Food India 2024 - New Delhi de 19 a 22 de setembro de 2024;
India International Trade Fair 2024 - New Delhi de 14 a 17 de novembro 2024;
15th Agrovision - INDIA'S PREMIER AGRI SUMMIT - 22 a 25 de novembro de 2024;
SIAL India New Delhi 2024 & VineExpo India - New Delhi de 05 a 07 de dezembro de 2024.
Eventuais mudanças políticas e/ou econômicas – posteriores à elaboração dos documentos dispostos neste portal – podem ocasionar a desatualização de algumas informações.