Canadá
Brasil e Canadá são grandes exportadores de alimentos, mas não são concorrentes. A produção Canadense se concentra em produtos de agricultura temperada, ao passo que o Brasil exporta produtos de agricultura tropical. Baixas temperaturas em boa parte do ano fazem com que o Canadá seja também um grande importador de alimentos, especialmente frutas, legumes e verduras.
Apesar de o Brasil ser o principal parceiro na América do Sul e haver uma constante expansão nos últimos anos, as trocas comerciais ainda representam um volume pequeno diante do tamanho das respectivas economias. As vendas do setor agrícola brasileiro correspondem a US$ 600 milhões/ano. Os principais produtos exportados pelo Brasil são açúcar, café e carne de frango. Outros produtos da pauta são carne bovina industrializada, café solúvel, castanha de caju, fumo, gelatinas, mel, suco de laranja e frutas como manga e melão. As importações do Brasil incluem trigo, rações, lentilhas e ervilhas secas, preparações alimentícias, sêmen bovino, lácteos, galos e galinhas vivos.
Com um alto nível de renda, o Canadá é um mercado exigente, que valoriza atributos de qualidade, sustentabilidade, regras de origem e certificação, oferecendo uma remuneração condizente com essas exigências. Representa, assim, uma excelente oportunidade para diversificar a pauta de exportações, especialmente em produtos de maior valor agregado.
RELATÓRIO AGRONEGÓCIO CANADÁ - MAPA 2022
ADIDO AGRÍCOLA EM OTTAWA
Nome: PAULO MARCIO MENDONÇA ARAUJO
Profissão: Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental com exercício descentralizado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA.
Formação: Comunicação Social pela Universidade de Brasília – UNB e Especialista em Executivo Coppead – pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Experiência: Possui 17 anos de experiência como Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Passou a maior parte de sua carreira no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Até o momento de sua designação para o cargo de Adido Agrícola, desempenhou funções no Gabinete da Ministra como Chefe de Gabinete, Coordenador Geral, e Assessor Técnico na Coordenação Geral de Apoio às Câmaras Setoriais e Temáticas do Mapa. Participou da elaboração das Agendas Estratégicas das Câmaras e coordenou o desenvolvimento do Sistema de Gestão das Câmaras – SGCAM, que vem sendo usado há mais de dez anos. Na Secretaria de Comércio e Relações Internacionais foi Assessor Técnico. Fora do Mapa trabalhou na Câmara dos Deputados, onde atuou como Coordenador da Equipe Técnica da Frente Parlamentar da Agropecuária - FPA, responsável por oferecer subsídios à atuação dos parlamentares integrantes da Frente. Foi assessor de Parlamentar, encarregado dos temas relacionados à Agropecuária. No Ministério do Planejamento desempenhou funções na Assessoria do Gabinete da Secretaria de Gestão. Antes de ingressar no serviço público teve experiências com avicultura, pecuária leiteira, horticultura e agricultura orgânica.
Endereço: Embaixada do Brasil em Ottawa, 450 Rue Wilbrod St, Ottawa, ON, Canadá - K1N 6M8
Telefone: 1 (613) 237-1090
E-mail: adido.ottawa@agro.gov.br e gestaoadidos@agro.gov.br.
Estudos de Mercado:
Estudo Apex Canadá Balas Confeitos
Estudo APEX Canada Chá e Café 2017
Estudo APEX Canada Snacks 2021
Informe Adido Agrícola:
Calendário de eventos:
Sial Canada (evento com participação do MAPA)
RC Show Canadá (evento com participação da Apex Brasil)
Eventuais mudanças políticas e/ou econômicas – posteriores à elaboração dos documentos dispostos neste portal – podem ocasionar a desatualização de algumas informações.