União Europeia/Bruxelas - Bélgica
A União Europeia (UE) é integrada por 27 estados membros reunindo 466 milhões de habitantes, com PIB de 15,56 trilhões de dólares e renda per capita de 38.500 dólares (2021). O bloco é o maior importador de produtos agropecuários do planeta, com introdução anual de 184,5 bilhões de dólares (2022).
O Brasil é a principal origem destes produtos, com participação de 12% no total importado. Em adição, a UE é o segundo maior destino das exportações agropecuárias do Brasil, mantendo por décadas importações centradas em soja, carnes, derivados da madeira, café, sucos de frutas, frutas e castanhas e complexo sucroalcooleiro. De forma global, as importações da UE são diversificadas e sinalizam oportunidades para expansão da participação do Brasil, tanto em volumes quanto no que se refere à diversificação de carteira exportadora.
ADIDOS AGRÍCOLAS EM BRUXELAS
Nome: GLAUCO BERTOLDO
Profissão: Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura e Pecuária.
Formação: Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista em Ciência de Dados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e em Tecnologia de Fertilizantes pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP).
Experiência: Possui 20 anos de experiência como Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Durante sua carreira atuou em diversas áreas (inspeção vegetal, insumos agrícolas, defesa vegetal e vigilância internacional) e ocupou cargos de Chefe de Serviço, Superintendente Federal e de Diretor de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal – DIPOV/SDA. É delegado brasileiro na Organização Internacional do Vinho (OIV), delegado brasileiro no Grupo de Frutas e Hortaliças da OCDE, membro do CCFICS do Codex Alimentarius e especialista da delegação brasileira junto à UN/CEFACT. Ainda na OIV, é o coordenador do grupo de trabalho sobre certificação eletrônica de vinhos.
Nome: NILTON ANTÔNIO DE MORAIS
Profissão: Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura e Pecuária.
Formação: Médico Veterinário, pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Goiás, Brasil (UFG), com Curso de Mercados Internacionais na Escola Superior de Agricultura de Angers, França e Mestre em Sanidade Animal, pela UFG.
Experiência: Possui 22 anos de experiência como Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Antes de ingressar no MAPA, por concurso público, atuou na área de saúde pública no controle de zoonoses e endemias na Secretaria de Estado de Saúde de Goiás e como consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Ministério da Saúde do Brasil. Durante sua carreira no MAPA, atuou na Coordenação de Febre Aftosa, do Departamento de Saúde Animal (DSA), de 2002 a meados de 2008. Entre 2008 e 2010, trabalhou na Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), na França, com o programa de Avaliação da Performance dos Serviços Veterinários. De volta ao Mapa, coordenou o grupo de trabalho que implantou o sistema de avaliação da qualidade dos Serviços Veterinários no DSA, no período de 2010 a 2013. Trabalhou ainda no Serviço de Saúde Animal da Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária de Goiás (SFA-GO), de 2013 a 2019, sendo chefe deste entre 2015 e 2018. Foi Coordenador de Emergências Zoossanitárias do DSA, de 2019 a 2023. No ano de 2023, até assumir o posto de adido agrícola foi chefe da Divisão de Gestão de Planos Estratégicos do DSA, que gerencia o Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA).
Endereço: Avenue Franklin Roosevelt 30 – 1050, Missão do Brasil junto às Comunidades Europeias, Bruxelas, Bélgica.
Telefone: (+32) (0)2 645-0107 e (+32) (0)2 645-0148
E-mails: adido.bruxelas@agro.gov.br, glauco.bertoldo@agro.gov.br, nilton.morais@agro.gov.br e gestaoadidos@agro.gov.br.
Calendário de eventos:
Sial Paris: 19 a 23 de outubro de 2024 (França).
Vinitech Sifel: 26 a 28 de novembro de 2024 (Bélgica).
GreenTech Amsterdam: 11 a 13 de junho de 2024 (Países Baixos).
Libramont Fair: 26 a 29 de julho de 2024 (Bélgica).
Seafood Expo Global: 23 a 25 de abril de 2024 (Espanha).
Fruit Attraction: 8 a 10 de outubro de 2024 (Espanha).
Eventuais mudanças políticas e/ou econômicas – posteriores à elaboração dos documentos dispostos neste portal – podem ocasionar a desatualização de algumas informações.