Austrália
A Austrália está entre as quinze maiores economias do mundo e mantém crescimento contínuo. A variabilidade de climas no território australiano e as significativas extensões de áreas, com relevo e solo favoráveis ao manejo, possibilitaram a diversificação de cultivos, e de criações, e cunharam aptidão do país para o agro. As características de eficiência e inovação, por outro lado, são em boa parte devidas à superação das limitações hídricas, assim como ao baixo nível de subsídios concedidos ao setor.
A produção agropecuária é estratégica para o país e supre plenamente as necessidades de sua população que gasta apenas 10% do valor de consumo com importações (alguns alimentos industrializados, produtos frescos fora da estação e itens diferenciados). Várias cadeias do agronegócio se estruturaram orientadas para o mercado internacional, chegando a exportar quase 70% de sua produção agrícola, representando 11% de seu comércio exterior. Os maiores volumes de exportações destinam-se a países asiáticos, sendo os principais itens: carnes, trigo, vinho, frutas e vegetais frescos, castanhas, animais vivos, açúcar e cevada.
A similaridade com a pauta brasileira em itens importantes de exportação, tornou tímida a parceria comercial entre os dois países. No entanto, pelo mesmo motivo, sem prejuízo para novas demandas e negociações em curso, vislumbram-se perspectivas na área de cooperação técnica e científica. A evolução tecnológica do Brasil em cadeias produtivas como da carne, sucro-energética, algodão e soja, gera oportunidades de intercâmbio com a Austrália, que, por sua vez, se destaca na otimização de uso de insumos, logística, infraestrutura e investimento em pesquisa e inovação.
RELATÓRIO AGRONEGÓCIO AUSTRÁLIA - MAPA/2022
ADIDA AGRÍCOLA EM CAMBERRA
Nome: DANIELA DE MORAES AVIANI
Profissão: Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Formação acadêmica: Engenheira Agrônoma pela Universidade de Brasília, Especialista em nutrição de plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ e em Extensão Rural e Gestão pelo Centro Agrícola Internacional de Wageningen, Países Baixos. Mestre em Administração, com enfoque em Economia das Organizações, pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP).
Experiência profissional: Possui 20 anos de experiência como Auditora Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Até o momento de sua designação para o cargo de Adido Agrícola, desempenhou atividades na Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, no Departamento de Temas Técnicos, Sanitários e Fitossanitários, na área de Regulação e Propriedade Intelectual, monitorou barreiras técnicas ao comércio e acompanhou temas ligados à propriedade intelectual, ao bem-estar animal, à agricultura orgânica e às boas práticas regulatórias. Participou da equipe técnica de apoio às negociações dos Acordos de Livre Comércio Mercosul-União Europeia, Mercosul-EFTA, Mercosul-Canadá e Mercosul-República da Coréia, nos capítulos de barreiras técnicas ao comércio e propriedade intelectual. Na Secretaria de Defesa Agropecuária exerceu atividades ligadas à regulamentação de sementes, mudas e propriedade intelectual de variedades vegetais e suas interfaces com inovação na área de biotecnologia em melhoramento vegetal, tendo ministrado diversos cursos e publicado artigos sobre esses temas. Coordenou o Serviço Nacional de Proteção de Cultivares (SNPC) e representou o Brasil junto à União Internacional para Proteção das Obtenções Vegetais (UPOV). Antes de ingressar no MAPA, atuou como extensionista rural na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal, onde também desempenhou funções de Articuladora Pesquisa-extensão com a Embrapa e de Gerente de Metodologia e Comunicação Rural. Dispõe de larga experiência na organização de eventos nacionais e internacionais, no desenvolvimento e execução de projetos voltados para a modernização procedimental, desburocratização e informatização de rotinas, em regulamentação técnica e gestão de pessoas. É fluente em inglês e francês.
Endereço: Embaixada do Brasil em Camberra - 19, Forster Crescent, Yarralumla, 2600, Canberra, ACT, Austrália.
Telefone: +61 (02) 6273 2372
E-mail: adido.camberra@agro.gov.br; e gestaoadidos@agro.gov.br.
Estudos de mercado:
O Mercado de Bebidas Alcoólicas na Austrália (cerveja e cachaça) (MRE)
Máquinas e Equipamentos Agrícolas na Austrália (APEX)
Tecnologia Agrícola (Agritech) (MRE-APEX)
LIVRO: Brasil-Austrália: Oportunidades para o Desenvolvimento de Parcerias no Agronegócio (NUFFIC)
Oportunidades ao agronegócio
Como exportar para a Austrália
Análise das "Relações Comerciais entre o Brasil e a Austrália 2020" (APEX)
Análises oficiais e previsões para o agronegócio
Calendário de Eventos:
Eventos Oficiais do Departamento de Agricultura
Congressos de interesse do agronegócio
Feira Naturally Good - 6 e 7 de junho de 2022
Feira “Fine Food Australia” - 5 a 8 de setembro de 2022
Exposição Internacional do Café - MICE - 27 a 30 de setembro de 2022
Eventuais mudanças políticas e/ou econômicas – posteriores à elaboração dos documentos dispostos neste portal – podem ocasionar a desatualização de algumas informações.