Notícias
Inspeção federal
Operação interdita três empresas no RS por fraude em creme de leite
O Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Rio Grande do Sul interditou três empresas que recebiam leite e beneficiavam creme de leite a granel com acidez acima do padrão (processo de deterioração). Os três estabelecimentos, localizados nos municípios gaúchos de Travesseiro, Nova Araçá e Casca, foram interditados durante a 12ª Operação Leite Compen$ado, que começou em outubro do ano passado.
As irregularidades praticadas pelas três empresas, interditadas nessa terça-feira (14), foram comprovadas por meio de análises laboratoriais. Os resultados dos exames confirmaram as investigações feitas pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul. Os fiscais federais agropecuários proibiram a comercialização de 9.100 kg de creme de leite industrial.
O Programa de Combate à Fraude do Leite do Mapa existe desde 2007. A Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Rio Grande do Sul (SFA-RS) assinou, em 2008, Termo de Cooperação com Ministério Público do Estado, por meio Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Consumidor. O objetivo é intensificar as ações de fiscalização do leite e derivados e punir os fraudadores civil e criminalmente.
O Serviço de Inspeção Federal (SIF) do RS recebe, por dia, cerca de 12 milhões de litros de leite de 109 estabelecimentos. O estado tem 35 fábricas de laticínios, 49 postos de resfriamento, 21 usinas de beneficiamento, um entreposto de usina e um entreposto de laticínio.
Clique aqui e aqui para saber mais sobre a 12ª Leite Compen$ado.
Mais informações à imprensa:
Coordenação-geral de Comunicação Social
Janete Lima
imprensa@agricultura.gov.br