Notícias
Combate ao Aedes aegypti
Ministério capacita servidores e colaboradores sobre a dengue
Maria Emília Jaber pede engajamento de todos na campanha - Foto: Noaldo Santos/Mapa
Os servidores e colaboradores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) tiveram capacitação nesta terça-feira (2) sobre a prevenção ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue e que também provoca chikungunya e zika (este vírus é apontado como provável causa da microcefalia). O encontro foi uma oportunidade para tirar dúvidas sobre as doenças e aprender as principais formas de combate à larva e ao mosquito.
“Temos aqui no Mapa um grande exército. São 12 mil funcionários do Ministério da Agricultura no Brasil, além da Conab, Embrapa e Inmet. É uma força de trabalho muito grande para esta luta que o país está vivendo contra a dengue. A solução do problema está em nossas mãos, nas nossas atitudes. Precisamos transmitir essas informações para quem pudermos”, disse a secretaria executiva do Mapa, Maria Emília Jaber, na abertura da palestra.
De acordo com a palestrante Kauara Campos, servidora do Programa Nacional de Controle da Dengue, as ações precisam ser constantes: “Precisamos sensibilizar e comprometer o maior número possível de pessoas.”
O governo federal estabeleceu três frentes de trabalho contra o mosquito. A primeira é a mobilização e combate ao Mosquito; a segunda, é o atendimento às pessoas, e a terceira, o desenvolvimento tecnológico, educação e pesquisa.
O serviço médico do Mapa está participando da campanha e oferecendo todas os esclarecimentos.
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de comunicação social
Cláudia Lafetá
claudia.lafeta@agricultura.gov.br
imprensa@agricultura.gov.br