Notícias
Comércio Exterior
Mapa trabalha na promoção comercial da cachaça no mercado externo
iStock
Começou nesta quinta-feira (4), em Belo Horizonte (MG), a 31ª Expocachaça, evento que é referência do setor no Brasil e a vitrine da cadeia produtiva e de valor da cachaça. Na abertura do evento, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes, ressaltou que um dos desafios é ampliar a exportação da bebida. Para isso, o Mapa, em parceria com a Apex-Brasil, tem levado produtores de cachaça para participarem de feiras internacionais, onde podem apresentar o produto e ter acesso a oportunidades de negócios.
Recentemente, cinco produtores estiveram em um evento no Reino Unido. Estão previstas feiras para divulgar a cachaça brasileira em Nova York (EUA) e na Coreia do Sul nos próximos meses.
“Queremos mostrar ao mundo a força da nossa cachaça”, disse Montes.
A cachaça é a terceira bebida destilada mais consumida no mundo e a primeira no Brasil. Da produção nacional, apenas 1% a 2% são exportados. Os principais países compradores são: Estados Unidos, Alemanha e Paraguai. A cachaça é produzida em todos os estados, sendo os maiores produtores: São Paulo, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e Paraíba.
A edição deste ano da Expocachaça reúne 150 expositores. A expectativa é que 15 a 20 mil pessoas visitem a exposição e possam conhecer a bebida de 20 regiões produtoras, conforme os organizadores. O Mapa participa com um estande no evento.
Informações à imprensa
imprensa@agro.gov.br