Notícias
FEIRA AGROPECUÁRIA
Mapa participa de lançamento do Plano de Ação Estadual de Sergipe para baixa emissão de carbono
Plano de Ação Estadual de Sergipe para baixa emissão de carbono - Foto: Seagri/Divulgação
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Superintendência de Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (SFA-SE), participou da Exporingo 2023, realizada entre os dias 4 e 8 de outubro no município de Lagarto, no estado de Sergipe. Em sua terceira edição, a feira se consolida como uma das maiores do segmento na região com mais de 200 estandes oferecendo serviços, equipamentos agrícolas, estrutura para exposição de animais, além de opções gastronômicas para atender a todos os gostos.
O evento marcou o lançamento oficial do Plano de Ação Estadual de Sergipe (PAE Sergipe) para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária com vistas ao Desenvolvimento Sustentável (Plano Estadual ABC+ 2020 - 2030). Sergipe se destaca como o segundo estado do Nordeste a lançar o plano e oitavo no país.
O PAE Sergipe tem a finalidade de deliberar, analisar, fomentar, articular e propor ações e medidas para garantir a implantação e efetivação do Plano, por meio de práticas de manejo e uso sustentáveis dos recursos naturais, com vista à redução da emissão de gases de efeito estufa, bem como aumento da fixação de carbono na vegetação e solo.
Para o superintendente de Agricultura e Pecuária de Sergipe, Jonielton Oliveira Dantas, o PAE Sergipe mostra que o estado está alinhado com as diretrizes do Mapa para o aprimoramento da sustentabilidade da produção agropecuária ao longo da presente década.
“O plano é um instrumento promotor da agropecuária sustentável, contribuindo para a mitigação de gases do efeito estufa. Além disso é um mecanismo de integração das ações dos vários entes estaduais e da sociedade civil que atua no setor produtivo. Mais do que ações pontuais e isoladas atinentes às práticas que envolvem a temática de sustentabilidade em Sergipe, a iniciativa anseia congregar políticas de estado que contribuam para a implementação de tecnologias, baseada na conservação ambiental, com inclusão social e viabilidade econômica”, avaliou.
Durante a exposição aconteceram rodas de conversa, entre elas, “Perspectivas da Retirada da Vacinação Contra a Febre Aftosa em Sergipe”, ministrada pela chefe do Serviço de Fiscalização de Insumos e Saúde Animal (SISA-SE/ Mapa), Vera Lúcia Minan de Oliveira.
Sobre o Programa ABC+
O Programa ABC+ é a linha de crédito do Plano ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono) destinada ao financiamento de tecnologias e sistemas de produção nas propriedades rurais, para promover uma agropecuária mais adaptada à mudança climática e também mitigadora de gases de efeito estufa.
O Mapa desempenha o papel de Coordenação Nacional do ABC+, cuja governança inclui o Sistema Integrado de Informações do Plano Setorial para Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (SINABC).
PAE Sergipe
O Plano de Ação Estadual é a contribuição do estado de Sergipe ao compromisso institucional assumido pelo Brasil, na consolidação de uma agropecuária limpa, e é oferecido como instrumento incentivador de proposições e balizador de ideias e ações no âmbito da Agricultura de Baixo Carbono (ABC+), apresentando diretrizes mais pertinentes ao estado.
O Plano ABC+ foi estruturado em quatro metas, propondo tecnologia com alto potencial de mitigação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e combate ao aquecimento global: Recuperação de Pastagens Degradadas (PRPD) – 1.500 hectares; Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) – 1.000 hectares; Florestas Plantas – 1.000 hectares e Bioinsumos – 300 unidades produtivas.
*Com informações do Governo de Sergipe
Informações à Imprensa
Patrícia Victor
imprensa@agro.gov.br