Notícias
Agroindústrias de unidades da Federação que entram no sistema podem aumentar vendas
Mapa participa de audiência pública no Senado sobre adesão ao Sisbi
“Precisamos oferecer segurança alimentar para toda a sociedade”, disse o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luis Rangel, nesta quinta-feira (5), durante audiência pública no Senado sobre a adesão das unidades da Federação ao Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi). Para ele, é preciso democratizar o processo de inspeção com as qualidades desenvolvidas na área federal.
Durante a audiência, na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, o secretário defendeu a padronização dos procedimentos para que os estados e o DF sejam auditados com qualidade.
Em abril deste ano, a ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) se reuniu com representantes das superintendências federais de Agricultura dos estados que estão em processo de adesão ao Sisbi. Já aderiram ao sistema o Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Distrito Federal, Bahia, Espírito Santo e Goiás.
Os estados que aderem ao Sisbi garantem às agroindústrias interessadas a autorização para venderem seus produtos de origem animal - como queijos, salames, ovos e mel - para todo o país, e não apenas para sua cidade ou estado.
A adesão beneficia principalmente os pequenos estabelecimentos, que muitas vezes têm dificuldade em cumprir todos os requisitos burocráticos e técnicos exigidos pelo Sistema de Inspeção Federal (SIF).
Mais informações à imprensa:
Assessoria de comunicação social
Cláudia Lafetá
claudia.lafeta@agricultura.gov.br