Notícias
Trânsito de pets
Laboratórios brasileiros voltam a fazer sorologia da raiva para embarque de pets para UE
Donos de pets que pretendem viajar com seus bichinhos podem voltar a fazer exame em laboratórios brasileiros para comprovar que cães, gatos ou furões estão imunizados contra a raiva. Nesta quinta-feira (07), a União Europeia atualizou a lista de laboratórios autorizados no país, credenciando o Instituto Pasteur, de São Paulo, e o TECSA Laboratórios Ltda, de Belo Horizonte. Ambos podem atestar que os animais estão imunizados contra a doença, por meio da realização de sorologia. O Laboratório Pasteur informou ao Mapa que ainda não começou a realizar esses exames.
Os laboratórios interessados em realizar esse tipo de exame podem encaminhar seus pedidos ao Diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa, Guilherme Marques, que é o delegado do Brasil na Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
A comprovação é necessária para que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento emita o Certificado Veterinário Internacional exigido para embarque dos animais. O trânsito de pets entre países exige documento emitido pela autoridade veterinária atestando condições e histórico de saúde do animal, além do atendimento às exigências sanitárias. No Brasil, os documentos utilizados para essa finalidade são o CVI (Certificado Veterinário Internacional) e o Passaporte para Trânsito expedidos por auditores das unidades de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro).
A suspensão do exame pelo Laboratório de Zoonoses de SP, habilitado pela UE causou transtornos a quem precisava viajar à Europa, com animal de estimação. Os proprietários passaram a ter que enviar amostras de sangue para o exame sorológico a laboratórios credenciados fora do Brasil, como no Chile, por exemplo.
Confira a lista de laboratórios autorizados pela União Europeia.
Saiba mais sobre o transporte de pets no portal do Ministério da Agricultura.
Mais informações à Imprensa:
Coordenação-geral de Comunicação
imprensa@agricultura.gov.br