Notícias
SUSTENTABILIDADE
Em mesa redonda, Mapa apresenta a importância da biodiversidade no agro
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participou, nesta quinta-feira (15), do evento de divulgação dos resultados do Centro de Síntese em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (SinBiose), realizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília (DF). A iniciativa apresenta políticas públicas para gestão costeira, gestão de florestas, uso e ocupação do solo, identificação de lacunas de conhecimento no manejo agrícola e prevenção de doenças zoonóticas.
Representando o Mapa, a secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) , Renata Miranda, apresentou alguns dos programas de bioeconomia agrícola que estão em execução no Mapa, tais como os avanços na Política Nacional de Recursos Genéticos para Agropecuária e Alimentação, além do Programa Nacional de Bioinsumos, na mesa redonda intitulada “Demandas de Conhecimento em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos por parte da Gestão de Políticas Públicas”.
Segundo a secretária, o debate é uma demonstração de transversalidade e responsabilidade das diversas pastas. “Os produtores rurais são e devem ser, cada vez mais, uma parte ativa no processo de preservação e valoração da biodiversidade e, a partir do trabalho conjunto com os demais órgãos, conseguiremos avançar na identificação, conservação, e desenvolvimento de ativos da biodiversidade brasileira”, declarou.
O evento, transmitido ao vivo no YouTube, é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do CNPq, e do Ministério da Educação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Participaram, ainda, representantes dos Ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da Saúde (MS), do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Informações à Imprensa
imprensa@agro.gov.br