Notícias
Inovação
Agricultura de precisão será discutida na Câmara dos Deputados nesta quinta-feira
Em audiência pública que será realizada nesta quinta-feira (10), às 10h, na Câmara dos Deputados, Márcio Albuquerque, presidente da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) irá apresentar planejamento estratégico e ações que podem estimular a agricultura de precisão, como linhas de fomento para a inovação e a formação de pessoal.
A audiência foi marcada para tratar do projeto de lei que dispõe sobre privacidade e proteção de dados na internet com reflexos na divulgação de pesquisa da agricultura de precisão. Há expectativa de que o projeto venha limitar a troca de informações, de acordo com o presidente da comissão. Ele espera que o debate inclua a produção de alimentos com sustentabilidade e maior produtividade.
Pesquisa
Integrantes da comissão debateram, nesta quarta-feira (9), em Brasília, o apoio ao desenvolvimento de tecnologias, assistência e capacitação técnica, além de programas de financiamento para equipamentos e serviços voltados à agricultura de precisão. “Essas tecnologias permitem, por exemplo, desenvolver aplicadores de fertilizantes que injetam a quantidade certa de produtos no local mais adequado. São voltadas para o produtor rural e repassadas por meio da assistência técnica que lhes é prestada. E proporcionam maior competitividade e sustentabilidade para a unidade produtiva”, destacou o chefe da Divisão de Agricultura de Precisão e Novos Insumos do Mapa, Fabrício Juntolli.
Durante a reunião, a comissão tratou também de eventuais parcerias com a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), que apresentaram propostas de projetos para o setor. “Temos usado a Comissão de Agricultura de Precisão como um ponto de encontro de todos os atores do mercado desse setor com entidades governamentais”, disse o presidente da Comissão, Márcio Albuquerque.
De acordo com Márcio Albuquerque, a reunião abriu novos horizontes para parcerias na área de tecnologia. “No momento em que a gente traz parceiros que podem ajudar a acelerar esse desenvolvimento e se colocam novas formas de financiamento, os resultados podem ser muito positivos”, afirmou.
Mais informações à imprensa:
Coordenação-geral de Comunicação Social
imprensa@agricultura.gov.br