Notícias
Inmet
Chuvas volumosas atingem parte da Região Sul nos próximos dias
Áreas de instabilidade devem provocar fortes pancadas de chuva em locais pontuais, trovoadas e possibilidade de queda de granizo entre o norte do Rio Grande do Sul e o estado de Santa Catarina a partir desta quinta-feira (4).
A previsão é devido ao encontro do fluxo de ar quente e úmido, vindo de noroeste em baixos níveis da atmosfera, com o ar frio no sul do Rio Grande do Sul, o que intensifica a instabilidade.
Na sexta-feira (5), a instabilidade ganha mais força e os acumulados de chuva mais expressivos podem alcançar volumes próximos ou acima de 100 milímetros (mm) em 24h na faixa central do Rio Grande do Sul, em uma área que vai desde o noroeste do estado até o centro, passando pelas imediações da grande Porto Alegre e pela faixa sul do litoral norte.
Além do padrão mencionado acima, um sistema frontal com característica semiestacionária permanecerá, até sábado (6), na altura do Rio Grande do Sul e na divisa com Santa Catarina, reforçando as instabilidades.
Os volumes acumulados de chuva entre esta quinta-feira e a próxima segunda (8) podem passar de 150 mm, especialmente, na faixa central do Rio Grande do Sul.
Com o avanço do ar frio e seco pelo sul do Brasil, haverá uma diminuição das temperaturas, especialmente as mínimas, nas madrugadas entre segunda e a próxima quinta-feira (11), como mostra a figura 4.