Notícias
Durante a solenidade, ministro destaca importância da empresa para a agropecuária brasileira
Blairo Maggi lança tecnologias da Embrapa na Expointer 2016
- Foto: Divulgação/Embrapa
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, destacou a importância da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para atender as demandas de diferentes regiões e tipos de produtores, durante o lançamento oficial de tecnologias da empresa na Expointer 2016, em Esteio (RS). Segundo ele, a Embrapa foi fundamental para o desenvolvimento da agropecuária brasileira, especialmente da região do Cerrado. Blairo ressaltou ainda que o investimento em pesquisa e tecnologia é essencial para manter o crescimento do setor.
A solenidade oficial dos lançamentos de 12 tecnologias da Embrapa ocorreu nesse domingo (28) e contou com a participação da diretora executiva de Administração e Finanças da empresa, Vânia Castiglione, com o secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, e com os gestores de seis unidades da Embrapa.
Para Vânia Castiglione, os lançamentos fazem parte do esforço da empresa para levar informações aos produtores que contribuam com o aumento da produtividade e da renda no campo. “Nosso empenho é para que as tecnologias desenvolvidas pela Embrapa possam ter um acesso mais fácil ao produtor rural, melhorando sua capacidade de produzir.” De acordo com ela, o fortalecimento de parcerias com órgãos estaduais e municipais são essenciais para que se atinjam esses objetivos.
Novas cultivares
Entre os lançamentos da Embrapa na Expointer, destacam-se quatro novas cultivares de cereais. A Embrapa Trigo (Passo Fundo/RS) desenvolveu três deles: os trigos BRS Reponte (grãos) e BRS Pastoreio (pasto e grãos), e a cevada BRS Quaranta (cevada cervejeira). Já a Embrapa Clima Temperado apresentou a variedade BRS 358, cultivar de arroz irrigado voltada à culinária japonesa.
Com o objetivo de ajudar o produtor na tomada de decisões, foram lançados pela Embrapa três aplicativos eletrônicos. Desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos/SP) e pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP), o aplicativo móvel digital Roda da Reprodução é uma ferramenta para apoiar o gerenciamento de rebanhos leiteiros.
Outra novidade é a ferramenta GD Arroz, via aplicativo para smartphones e tablets, para auxiliar os produtores de arroz irrigado, desenvolvido pela Embrapa Clima Temperado. E a Embrapa Pecuária Sul (Bagé/RS) apresentou o software PampaPlusNet, que tem como objetivo agilizar o cadastramento das informações dos animais das raças Hereford e Braford no programa de avaliação genética oficial das raças.
Durante a Expointer, a Embrapa Pecuária Sul também lançou rocessos agroindustriais para produtos cárneos ovinos: presunto ovino curado tipo espanhol (defumado ou não), presunto ovino curado tipo norueguês (defumado ou não), copa ovina (defumada ou não), copa ovina defumada winery, copa ovina defumada brewery e linguiça ovina light.
Duas publicações estão na lista de lançamentos na Expointer. O Catálogo de Soluções Tecnológicas da Embrapa Pecuária Sul tem como objetivo principal qualificar e ampliar o atendimento da unidade aos seus clientes e parceiros. Já a Embrapa Clima Temperado apresentou o livro “Oliveira: aspectos técnicos e cultivo no sul do Brasil”, que traz informações para estimular uma cultura com potencial para se tornar expressiva no país em médio e longo prazo.
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília/DF) lançou a tecnologia de utilização de semioquímicos (feromônios) para monitorar e controlar uma das principais pragas nas lavouras de arroz e soja, os percevejos. Essa tecnologia permite combater esses insetos nas duas culturas reduzindo o uso de defensivos químicos.
Na Expointer 2016, foi anunciado ainda o licenciamento da tecnologia de feromônios para a empresa ISCA Tecnologias Ltda., que vai disponibilizá-la para a cultura da soja. No caso do arroz, foi lançada a tecnologia para controlar o percevejo-do-colmo (Tibraca limbativentris).
Convênios
Ainda no domingo, Vânia Castiglione participou da assinatura de três convênios. Um deles, entre a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos e a Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE), é de cooperação técnica para estudo e planejamento de ações de desenvolvimento da ovinocultura no país. Já o convênio entre a Embrapa Clima Temperado e a empresa Trimble Brasil visa a estabelecer práticas e processos eficientes do solo em terras baixas, utilizando geotecnologia de alta precisão.
O terceiro convênio firmado foi entre a Embrapa Clima Temperado, a Emater/RS e a Corsan com o objetivo de desenvolver e validar técnicas e estratégias de sustentabilidade ambiental em estações de tratamento de água e esgoto no Rio Grande do Sul.
Mais informações à imprensa:
Fernando Goss (MTb 1065 SC)
(53) 3240.4670 - Bagé-RS
Embrapa Pecuária Sul