Notícias
Fiscais agropecuários estão reunidos em São Paulo para elaboração do projeto piloto
Agricultura brasileira terá programa para simplificar processos do comércio exterior
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realiza reunião, nesta terça-feira (7), em São Paulo, para a criação do Operador Econômico Autorizado (OEA) do Agronegócio Brasileiro. É um programa de simplificação dos processos de comércio exterior que permitirá a redução no tempo de liberação de cargas agropecuárias em portos, aeroportos e fronteiras do país e do chamado "custo Brasil". A iniciativa faz parte das medidas de modernização do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Mapa.
O Operador Econômico Autorizado já existe em 63 países. É uma iniciativa da Organização Mundial das Aduanas. Segundo a coordenadora geral do Vigiagro, Edilene Cambraia, aqui no Brasil, o OEA do Agronegócio Brasileiro será implantado de forma integrada, com a Receita Federal, o que é inédito no mundo.
A reunião conta com a participação de fiscais federais agropecuários do Vigiagro de portos, aeroportos e do Serviço de Inspeção Federal (SIF), além de representantes da Receita Federal e do Instituto Aliança Pró-Modernização do Comércio Exterior (Procomex).
Mais informações à imprensa:
Assessoria de comunicação social
imprensa@agricultura.gov.br