Notícias
Aquicultura e pesca
Divulgada lista dos primeiros selecionados para Banco Técnico-Científico da atividade pesqueira nacional
- Foto: istock
Foi divulgada a lista dos primeiros selecionados para compor o Banco Técnico-Científico nas categorias pesquisadores, técnicos e profissionais de notório saber com atuação comprovada em pesquisa, gestão dos recursos pesqueiros ou áreas relacionadas à atividade pesqueira. Na categoria pesquisador, foram selecionados 50 pesquisadores. Já na categoria técnico, 13 profissionais foram selecionados.
Os convocados irão atuar nas medidas de gestão para o desenvolvimento sustentável da atividade pesqueira; no fomento da atividade pesqueira; nas estratégias de monitoramento, controle e avaliação da gestão da atividade pesqueira. Além de apoiar nos estudos e pesquisas para a gestão dos recursos pesqueiros, assim como sua divulgação e ações de extensão; com informações da atividade pesqueira, incluindo dados biológicos, ecológicos, econômicos e sociais da atividade; e com propostas para fortalecer a participação do Brasil nos fóruns nacionais e internacionais sobre a atividade pesqueira.
O Banco Técnico-Científico consiste em uma das estruturas da Rede Pesca Brasil e tem como principal função subsidiar na proposição de recomendações, adoção de medidas e ações relacionadas à gestão da atividade pesqueira nacional.
Não há limite para seleção dos integrantes do Banco Técnico Científico, que poderão compor os grupos Técnicos-Científicos vinculados aos Comitês Permanentes de Gestão da Pesca e do Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros (CPGs). As inscrições para compor o Banco Técnico-Científico são contínuas, sem prazo final, por isso, caso haja interesse na participação para as seleções, o interessado deve acessar o site.
Para mais informações, acesse a Portaria SAP/MAPA nº 554, de 21 de janeiro de 2022, que estabelece o Regimento Interno da Rede Pesca Brasil ().
Informações à imprensa
Danilly Nascimento
imprensa@agro.gov.br