Demais Perguntas
1. O Prêmio Pró-Ética da CGU terá alguma relação com o SELO MAIS INTEGRIDADE?
R. Não. O Prêmio Pró-Ética é de responsabilidade da CGU e serviu de inspiração para a criação do SELO MAIS INTEGRIDADE, assim, ainda não há previsão de requisito específico que vincule um ao outro.
2. Quais são as diferenças do Selo Mais Integridade para o "Pró-Ética"?
R. O Pró-Ética é uma premiação da CGU voltada para a avaliação da efetividade dos programas de integridade implementados por empresas privadas, de qualquer ramo de atuação.
No caso do Selo Mais Integridade, busca-se o reconhecimento da prática de integridade, ética, responsabilidade social e sustentabilidade ambiental pelas empresas/cooperativas do agronegócio.
3. Existe alguma relação entre a certificação ISO 37.001 e o Selo Mais Integridade?
R. Não. Até o momento não há exigência de que o Programa de Integridade apresentado pelas empresas/cooperativas do agronegócio tenham a referida certificação.
4. As empresas/cooperativas premiadas com o Selo Mais Integridade podem requerer a premiação referente ao Cadastro AGROÍNTEGRO?
R. Não há óbice nesse sentido, todavia o Cadastro AGROÍNTEGRO é voltado para empresas e cooperativas do setor do agronegócio que ainda se encontram em fase inicial de implementação do seu programa de integridade.
5. Qual a importância de aderir às diretrizes do Programa MAPA Íntegro?
R. É importante lembrar que a adesão não se aplica às empresas/cooperativas. Trata-se de mobilização para a participação das ASSOCIAÇÕES do agronegócio brasileiro por meio da adesão às diretrizes do Programa de Fomento à Integridade do MAPA, a fim de demonstrarem seu apoio à implantação de Políticas de Integridade pelas empresas/cooperativas agropecuárias associadas e o compromisso de divulgação do Selo Mais Integridade junto aos associados.
Associe-se através do link: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/integridade/associacoes-do-agronegocio
6. Quais as vantagens do Selo Mais Integridade? A obtenção da certificação trará vantagens competitivas?
R. O foco principal para as empresas/cooperativas que pretendem obter o Selo Mais Integridade é no diferencial de mercado, nos ganhos de imagem institucional da empresa/cooperativa perante à sociedade, em especial seu consumidor imediato, na medida em que denotará o reconhecimento das boas práticas de responsabilidade social, sustentabilidade ambiental e prevenção à corrupção adotados pela empresa/cooperativa premiada, além da própria mitigação de riscos à fraude e corrupção a partir da efetiva atuação.